quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Kata é Karatê-Dō e Karatê-Dō é Kata!

Gichin Funakoshi’O-Sensei acreditava sinceramente que levaria uma vida inteira para dominar um punhado de Kata’s e que dezesseis seriam suficientes. Ele escolheu o Kata que era o mais adequado para o estresse físico e a autodefesa, obstinadamente se apegando à sua crença de que o Karatê-Dō era uma “ARTE” e não um esporte. Para ele, Kata era Karatê-Dō!

Texto extraído de um documento original de Richard Kim’Sensei

https://cc.bingj.com/cache.aspx?q=O-Sensei%e2%80%99GICHIN+FUNAKOSHI+(Original+document+by+Richard+Kim)&d=4658618322798657&mkt=pt-BR&setlang=pt-BR&w=vobXzA6NwfVGfqrhIYcubWoxMdNSx3Su

domingo, 18 de agosto de 2024

O "despetar a mente".

O texto a seguir é de Tsutomu Ohshima’Sensei:

" (...) Alguém que tenha praticado Heian-Shodan por muitos anos começa a perceber que este primeiro movimento é o movimento ideal em muitos sentidos, não apenas para o lado. Você deve ser capaz de fazer esse movimento para a frente e em todas as direções, em todos os ângulos.

(...) Quando você está em Shizentai (posição natural), o seu estado mental deve perceber as coisas em todas as direções. Em outras palavras, você não tem uma intenção ou direção particular, mas a sua mente está alerta. Então, no momento de iniciar, a força da intenção vai sobre o adversário à sua esquerda e os quadris começam a mover-se naturalmente. O movimento de seus quadris não pode rodar, mas abrir para a esquerda. A mente em primeiro lugar e, em seguida, seus olhos seguem com os seus quadris, pisando e bloqueando, mão puxando (Hikite), tudo junto! Para fazer este movimento, o seu pé de trás deve virar à esquerda junto com o passo. Em outras palavras, a perna de trás deve conectar o chão juntamente com o bloqueio. Se o calcanhar ou o lado do pé estiverem levantados do chão, esta não é a posição correta!

(...) Um dos elementos mais importantes é imaginar os seus adversários...

(...) Sempre manter os seus olhos na direção dos “oponentes”, então você poderá não só ver os adversários na sua frente, como também manter-se consciente dos adversários deste lado e de trás. A sua mente deve se manter desperta; e enquanto realiza o seu Kata, você deve estar sempre ciente dos seus adversários! Mesmo antes de você girar, você já tem a sensação de que alguém vem por trás! Depois de ter repetido esse movimento no Heian-Shodan muitas vezes, seus quadris começam a mover-se naturalmente.

(...) Talvez um dia você vai aplicar as técnicas do Heian-Shodan em uma situação real. Alguém ataca você e o seu Gedan-Barai destruirá a perna ou o braço do seu adversário. Então você faz o seu melhor Oi-Tsuki e termina a luta. Sempre imaginar aplicações realistas! "

Tsutomu Ohshima’Sensei (Aluno de confiança de O-Sensei’Funakoshi)

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Imitar NÃO é “aprender”! (Reflita)

O texto a seguir é de Tsutomu Ohshima’Sensei

“...Quando estudamos o Heian-Shodan, espero que todos tenham novas experiências, uma nova perspectiva e não "Oh, nós ainda estamos fazendo a mesma coisa."

Devemos sempre tentar olhar para o Kata, e para nós, a partir de diferentes pontos de vista. Caso contrário, não haverá compreensão em praticar Kata.

E se perdemos alguma oportunidade de olhar para nós mesmos, perdemos o propósito de nossas vidas!

Nós pensamos: "Oh, eu sei esse Kata." Mas nós não sabemos!

Cada vez que fazemos esta sequência em cada Kata, precisamos observar alguns novos elementos! Nunca podemos permitir que nos sintamos confortáveis!

Este Kata (Heian-Shodan), porque é tão fundamental, é um dos Kata mais difíceis, eu penso!

Como cada movimento deve ser executado com a forma correta, realista e limpo. Cada Kata tem de ser unificado com uma sensação!

Devemos lembrar sempre:

- Ninguém ainda conseguiu fazer um Heian-Shodan perfeito!

- Além disso, é o nosso objetivo, fazer um perfeito e completo Heian-Shodan!

As posições de bloqueio por exemplo, todas devem ser disciplinadas, refinadas, aperfeiçoadas, realistas e bonitas. Essa é a prática do Heian-Shodan! ”...

Tsutomu Ohshima’Sensei (Aluno de confiança de O-Sensei’Funakoshi).