sábado, 2 de novembro de 2013

Arte Marcial e a "distorção"!

As pessoas que não querem seguir os ensinamentos do Zen, a verdadeira base do Bushido, não precisam fazer isso. Elas estão simplesmente usando as Artes Marciais como diversão; para elas, são esportes como quaisquer outros. Mas as pessoas que querem viver suas vidas em uma dimensão mais elevada “precisam compreender”.

Ninguém pode ser obrigado e ninguém pode ser criticado. Uns são como crianças brincando com carros de brinquedo, e os outros dirigem carros de verdade. Eu não tenho nada contra esportes; eles treinam o corpo e desenvolvem a energia e a resistência. Mas o espírito de competição e a energia que cerca isso não é uma boa coisa, isso reflete uma visão distorcida da vida.

A raiz das Artes Marciais não está aqui!

Os professores são parcialmente responsáveis por essa situação, eles treinam o corpo e ensinam as técnicas, mas não fazem nada pela consciência. E o resultado disso é que seus alunos lutam para vencer, como crianças brincando de guerra. Não existe sabedoria neste ponto de vista e ele é completamente inútil para a organização de suas vidas.

Qual é a utilidade de suas técnicas na vida diária de cada um deles?

Os esportes são apenas diversão e no final, devido ao espírito de competição, eles desgastam o corpo. É por isso que as Artes Marciais deveriam lutar para recapturar sua dimensão original.

No espírito do Zen e do Budo a vida diária se torna a competição. Devem existir prêmios a cada momento – ao se levantar pela manhã, ao trabalhar, ao comer, ao ir para a cama.

de Taisen Deshimaru