terça-feira, 18 de julho de 2023

“Taikyoku”, o Kata de O-Sensei!

Em 1941 na 2ª edição do seu livro, Karate-Dō Kyōhan, estas "formas" apareceram pela primeira vez.

Para compreendermos do porquê de O-Sensei’Funakoshi denominar de Taikyoku aos Kata’s que antecedem os demais, além do óbvio de serem o fundamento para os Heian’s, é importante considerar o seu modo de pensar e a sua intenção por de trás da realização destas formas (Kata).

“ Taikyoku é um termo filosófico que expressa o macrocosmo antes de sua diferenciação entre o céu e a terra: portanto, o caos ou o vazio! ".

O-Sensei’Gichin Funakoshi

O-Sensei era taoista e profundamente espiritualista, aprendeu o (Tao Te Ching - O Livro do Caminho e da Virtude) de Lao Tzu. E também antes de se tornar professor iria seguir no campo da medicina. Logo, fica fácil compreender a sua forma de ver o mundo, o seu papel como professor e fundador, responsável pela sua Honorável Arte e a sua extrema preocupação com o estado espiritual e o rumo que o seu amado Karatê-Dō já estava sinalizando.

“ À medida que aprofundava meu conhecimento da arte tornava-me mais consciente de sua natureza espiritual!”

O-Sensei’Gichin Funakoshi

Conforme à doutrina taoista chinesa a palavra Taikyoku denominado “Tai-ji” é entendido como: "grande fundamento", "o princípio supremo” ou “a criação, lugar onde tudo se fundamenta”.

No Taoismo o “Tai-ji”, (Taikyoku), corresponde as leis que regem o universo e no campo transcendental corresponde ao “absoluto”, ao “Tao” em chinês, e ao “Dō” em japonês, que nos dois casos tem o mesmo sentido, sendo em ambos o “caminho”, a ”via”!

Termo que em 1935, O-Sensei’Funakoshi passa a adotar oficialmente, acrescentando a terminação “DŌ”, (caminho), a sua Arte, concretizando e definindo claramente o real sentido e o objetivo principal da sua obra.       

Portanto, assim como o “Dō()" é a base para a correta compreensão do Karatê-Dō de O-Sensei’Funakoshi, o "Tao()" é a base da filosofia e da cultura chinesa!

O “Tao" = "” é regido pela transição entre Yin e Yang!

Na antiga civilização chinesa Yin e Yang formam as duas forças que se complementam, promovendo o desenvolvimento e as mudanças, interagindo em harmonia entre si. Ex.: luz e sombra, calor e frio, positivo e negativo, masculino e feminino, norte e sul, leste e oeste, matéria e antimatéria, bem e mal, o ativo e o passivo, contração e relaxamento, o cheio e o vazio, ataque e defesa.

Na medicina chinesa o equilíbrio entre Yin e Yang são o fundamento para se manter a saúde perfeita!

Tudo no mundo é inseparável de Yin e Yang e considera-se que os dois procedem da "criação", onde tudo se fundamenta (Taiji = Taikyoku).

O Yin por exemplo, é representado pelo tigre que é o símbolo do Karatê-Dō de O-Sensei’Funakoshi, enquanto Yang é representado pelo dragão.

O tigre também é o símbolo do elemento vento, que nos lembra de “Shoto”, no "ondular dos pinheiros".

Fatos que influenciaram O-Sensei’Funakoshi na elaboração e definição da sua Honorável Arte, mantendo-se fiel aos ensinamentos de seus antepassados e seguindo a tradição de uma cultura milenar, cujo objetivo sempre foi a valorização da vida pela contenção dos conflitos, o Dō () = Tao()".

“O Taikyoku deve ser entendido como “único” embora dividido em três partes, e a sua compreensão deve ser acompanhada por uma atitude de profunda resolução!”

O-Sensei’Gichin Funakoshi

Então ao observarmos atentamente, iremos perceber que ao realizarmos o Taikyoku Shodan, nos movemos de acordo com essa mesma teoria do Yin e Yang, de forma cíclica e constante. A sua execução se remete ao conceito de continuidade e da infinita transmutação de “polaridades” que geram um equilíbrio, uma harmonia em ação permanente.

Prof.Sylvio Rechenberg