quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

História - O fundador do Karatê-Dô ( durante e depois ).

( resumo do texto original )
Mestre Funakoshi trouxe os ingredientes necessários para estabelecer o seu aprendizado como arte, nomeando-a de Karatê-Dô em 1929.
A bem da verdade na assinatura de O´Sensei "Sho-To", já estava embutida a palavra de ordem, o conceito imaginário da sabedoria de O´Sensei. Em Sho temos o pinheiro, seu símbolo de dignidade e em To temos as ondas fortes. O Karatê-do é para ser praticando tão nobremente como o pinheiro e tão forte como as ondas que batem nas rochas.
Mestre Funakoshi vendo que não haveria tempo para passar todo o seu conhecimento à todos e desenvolver a arte no sentido por ele vislumbrado, decidiu passar para alguns, do seu círculo mais próximo, instruções e pesquisas de aprimoramento, destacando-se: Takeshi Shimoda , assistente de O´Sensei, Kichinosuke Saigo antigo aluno, Yoshitaka Funakoshi (Gigo ou Waca Sensei) seu filho, Isao Obata muito fiel e o mais antigo (clube de Karatê de Keio - 1924), Shigueru Egami, assistente e sucessor de O´Sensei. Mestre Funakoshi desenvolveu a arte do Karatê-Dô e inseriu o Budo dentro dele. Shoto-kan se refere ao local onde o Karatê-Dô era praticado, chamado de ( Dai-nihon Karate-do Shoto-kan )em 1939. As pessoas que lá praticavam ficaram conhecidas como sendo do Shotokan. O Dojo pertencia a ( Dai-nihon Karate-do Shoto-kai ). Ele estava situado ao norte da Universidade de Waseda. A sua construção foi por iniciativa dos alunos de O´Sensei que integravam a Associação Shoto-kai para angariar fundos e sua construção começou em 1936. Esta Associação também era conhecida como sendo "Fundação Funakoshi".
Existe entretanto a prática Shotokan, hoje identificada como um estilo e podemos chamá-lo de Shotokan Ortodoxo ou o Proto-Shotokai. Este é o real Shotokan e não deve ser confundido com o que foi divulgado esportivamente absolutamente modificado e não-autorizado. Os únicos “Dojo” que receberam autorização direta de Mestre Funakoshi para utilização do nome Shotokan fora do Japão, foi o do Brasil fundado por Mestre Harada e para os EUA sob a tutela de Mestre Oshima.
Até 1929 mestre Funakoshi utilizava o nome (Karate Kenkyukai) nas apresentações, e originalmente em 1930 – (Dai-nihon Karatê-do Kenkyukai). Então em 1936 modificado para (Dai-nihon Karatê-do Shoto-kai) referindo-se a Associação dos amigos de mestre Funakoshi. Todos que praticavam no Dojo Shoto-kan e mesmo antes deste, eram membros da Associação (Shoto-kai). Notar que ela foi fundada por O´Sensei em 1936 mas já existia informalmente em 1935, criada pelos seus alunos.
Existe entretanto a prática Shotokai, hoje identificada como um estilo e podemos chamá-la de Egami-Ryu ou a prática de mestre Egami . Existem algumas linhas que também utilizam o nome de Shotokai e todas se reportam em grau maior ou menor a prática de Mestre Egami ou ao Shotokan Ortodoxo. O Shotokai é todo o compêndio de desenvolvimento do Shotokan Ortodoxo devidamente autorizado por Mestre Funakoshi na pessoa de Shigeru Egami, enraizado como real escola de Karatê-Dô ou Karatê Budô, obedecendo a todas as regras que definem uma Escola de Budo – (não sendo desportivo). Não deve ser confundido com práticas ditas Shotokai esportivas, com algumas proliferações pela Europa. Tais práticas são absolutamente corruptas e sem reais expressões.
Shotokan e Shotokai expressam etapas de desenvolvimentos com características próprias em suas práticas expressando uma arte que O´Sensei chamou de Karatê-Dô.
Cerca de dois anos após mestre Funakoshi efetuar sua primeira apresentação, ele começou a receber pressões por parte dos alunos das Universidades para promover competições e assim esportivando o Karatê.
Como desenvolvedor da arte dentro do Japão, mestre Funakoshi viu que isto não era boa coisa em termos do seu profundo conhecimento do Budo e mesmo porque eram necessárias maiores implementações para trazer o Karatê ao nível que ele desejava, (Karatê- jutsu para Karatê- Dô).
Por outro lado isto era um sério risco a sobrevivência do Karatê-Dô como arte dentro do Japão e especialmente nas escolas.
Havia um maior conhecimento dos antigos japoneses acerca do Budo e no momento em que vissem o Karatê-Dô partindo para campeonatos onde os praticantes se esbofeteariam para saber quem seria o melhor e ganhando uma medalhinha, colocariam sérias barreiras para a visão do Karatê-Dô como digno de ter qualquer Budo em seu ensino. A arte de mestre Funakoshi seria reduzida a gargalhadas.
Mestre Funakoshi tinha uma visão grandiosa em termos do Karatê-Dô ( Caminho do Karatê ) e não cedeu para estabelece-lo como arte dentro do Japão, onde havia preconceitos quanto às coisas vindas de Okinawa. Tal medida beneficiou a inúmeros mestres okinawenses inclusive. Assim podemos dizer que sua visão era a correta em termos de Karatê como Budo e estratégica em termos de sua implantação.
Mas quem na realidade fazia as pressões eram os alunos (Kohai) provindos da Universidade, jovens com conhecimentos pouco aprofundados, alheios a grande tarefa que mestre Funakoshi tinha diante de si e aos inúmeros problemas que ainda tinha que resolver nas partes técnicas. Tais jovens já apresentavam um distanciamento espiritual acentuado e culminou nas palavras do mestre, “ irreconhecível estado espiritual ” já em 1956, para o qual haviam chegado.
Em anos anteriores houveram algumas competições que foram abertamente combatidas por mestre Funakoshi, ameaçando os participantes de expulsão, se continuassem. Estas práticas começaram a surgir entre os universitários e eram chamadas de (kokangeiko).
Estas situações levaram a Isao Obata, o mais antigo aluno de mestre Funakoshi, a promover a fundação da NKK ( Nihon Karatê-do Kyokai). Estabeleceu-se a fundação da NKK em maio de 1949 por O´Sensei e os antigos da Shoto-kai.
E os acontecimentos abaixo irão determinar as divisões entre Shotokai e Shotokan.
Existe a necessidade de se compreender a influência das classes e das Universidades na sociedade japonesa. O Shotokan era ensinado na Universidade de Tókio e em outras três importantíssimas: Keio, Waseda and Hosei . Elas eram importantes porque seus alunos conseguiriam as melhores posições de emprego no Japão. O mesmo não acontecia com Takushoku (Takudai – Escola para o Cultivo e Colonização), pois os alunos tinham um status bem inferior na sociedade japonesa.
Assim havia um certo nível de diferenciações preconceituosas nas atitudes dos alunos das Universidades tradicionais e os alunos de nível inferior de Takushoku, mesmo que estes fossem melhores em sua prática do Karatê, pois tinham mais tempo disponível.
Além do mais, Keio tinha acordos universitários com Cambridge e Yale e muitos alunos que dela vieram eram parte ou se tornaram parte de grupos de grande influência dentro da sociedade japonesa.
Obata Sensei unificou os antigos clubes universitários e os “dojo” particulares, debaixo de uma mesma organização e esta foi chamada de "Nihon Karate Kyokai " (Japanese Karate Association foi o nome dado após a esportivação).
Eram anos de ocupação americana e muitas visões e pedagogias estavam adentrando ao Japão e para o Karatê foram as de teorias de treino desportivo, assim podemos chamá-las, as que aguçaram a curiosidade dos alunos.
Mestre Funakoshi foi nomeado Primeiro Instrutor Chefe da NKK e Kichinosuke Saigo como o Presidente. Também foi criado um comitê e composto por: Obata, Takagi, Fukui, Noguchi, Ito e Nakayama.
Nakayama Sensei era desentende de uma família de samurais, ele foi formado pela Universidade de Takushoku e estudou gestão comercial e aprendeu as inovadoras técnicas de negócios. Seus estudos foram completados na China. Os seniores da Shotokai na época, estavam com uma sobrecarga de trabalho e permitiram que ele, mais Nishiyama Hidetaka Sensei e Kimio Itoh Sensei, fossem colocados na gestão operacional da NKK.
A vontade de Mestre Funakoshi foi levada em consideração quando se nomeou a organização, pois ele não quis incluir o nome "Shotokan". Ele sempre se referia a sua prática como sendo o “ Karatê japonês”.
Interessantemente dois nomes faltam no comitê criado, e deveriam estar inclusos a saber, Egami e Hironishi, muito bons amigos e seguidores de Yoshitaka. Na realidade eles mantinham uma relação muito estreita com os membros da NKK mas nunca foram membros por nutrirem suspeitas em relação a alguns de seus membros, obviamente devido a intenções deturpadas.
As pressões em direção a esportivação nunca cessaram e isto teve seu auge em 1956.
Bem cedo a NKK começou a ter problemas. Havia a falta de contato entre as Universidades, entre os Dojo e alguns alunos mais velhos de Takushoku criaram problemas desde o início.
Diferenças técnicas começaram a surgir e cada pequeno grupo mantinha a sua própria interpretação de Kata isoladamente, (mesmo com Obata Sensei tendo reunido os diferentes grupos em Waseda, onde cada Kata era revisado e uma execução formal estabelecida). Tudo sob a supervisão de mestre Funakoshi.
Takagi e Nakayama notaram que eles precisavam de algum tipo de escritório central. Através de alguns contatos eles alugaram um espaço no Bio-centro Katoga em Ytsuya, Tókio. Isto ocorreu em abril de 1955 onde pretendiam comercializar o Karatê esportivamente como produto de grande consumo de massas. Abriram também um Dojo numa sala do edifício do Centro de Cinema de Kataoka, em Tóquio.
Em Agosto de 1956 completaram um conjunto de regras de competição destinadas a permitir a competição desportiva de Karatê. Isto foi demais para o grupo antigo de mestre Funakoshi que estavam na direção da NKK. Afinal de contas, sendo eles os primeiros alunos e diretores da NKK, se depararam com uma condição inaceitável, começando a ver que o Karatê-Dô estava sendo deformado nas mãos de alguns membros da NKK, tomando rumos não autorizados.
A partir daí, os antigos alunos da Universidade de Hosei foram os primeiros a deixar a NKK seguidos de perto pelos de Waseda.
Obata aceitou sua substituição como diretor e de forma muito calma ele notou - assim como todos os outros - que haviam passado por alguma espécie de manipulação provinda de alguns membros de Takushoku. Ele saiu quando a NKK abriu o Dojo com intenções esportivas comerciais e por ter respeito a tradição do Karatê-Dô.
Deste momento em diante a NKK foi deixada a seu próprio governo, composta pelos membros do clube de Karatê de Takushoku. As Universidades mais prestigiadas e seus clubes cortaram relações com a NKK.
Assim se estabeleceu a divisão Shotokai e Shotokan, um momento no qual houve uma ruptura final entre o Karatê desportivo, liderado pela NKK (grupo dos jovens), com os grupos mais tradicionais (Antigos mestres) que eram a Associação ( Dai-nihon Karate-do Shoto-kai ) dirigida por mestre Egami e Hironishi e os grupos universitários, dirigido por Obata.
Diante destas circunstâncias a Dai-nihon Karate-do Shoto-kai passa a ser NKS ou Nihon Karatê-do Shotokai (1956), fundada por mestre Funakoshi juntamente com diversos alunos, entre eles mestre Egami, Hironishi e Noguchi e a sua formação foi uma reação de mestre Funakoshi, contra a natureza de comercialização esportiva da NKK.
A 26 de Abril de 1957 morre O-Sensei, e a família decide que a NKS ficaria encarregada de organizar o funeral. Neste momento, a NKK não comparece. Tal fato desagradou sobremaneira a família de O'Sensei.
Nota: Segue a tradução em português do que foi relatado por Hironishi Sensei em seu livro Egami: Tsui So Roku , no início da página 23. A presente tradução não é autoritativa, gentilmente cedida por Jamie Byrne Sensei, aluno de Ikeda Sensei (Superintendente da Universidade de Chuo), mas traz à luz o que sempre ficou desconhecido no mundo do Karate, mormente por alguns detalhes.
- 26 de Abril de 1957 – Showa 32
“ As bandeiras de clubes de Karatê estavam sobre o esquife de Ginchin Sensei como um sinal de respeito ” Hironishi Sensei
"" Morreu o Sr. Funakoshi Ginchin!
Tivemos uma reunião de quem iria controlar o funeral. A reunião aconteceu próxima à casa de Ginchin Sensei. A reunião era entre a JKA (Japanese Karate Association, antiga NKK ) e a Shoto-kai.
A JKA falou:"Nós não iremos ao funeral a não ser que o controlemos".
O Sr. Egami e eu ficamos profundamente chocados com isto. Giei Sensei (filho de Ginchin) disse:"Nós (A Shoto-kai) controlaremos o funeral. Meu pai tinha três posições: foi Diretor do Shoto-kan, Presidente da Shoto-kai e Conselheiro Técnico para a JKA. O Shoto-kan se perdeu devido ao incêndio, assim a Shoto-kai organizará o funeral".
Então nós (Sr. Egami e Hironishi) apenas assessoramos Giei Sensei.
O Funeral era perto da casa de Ginchin e começava às 14h00. Eu (Hironishi) era encarregado do funeral.
O Sr. Egami tentou explicar o que Giei estava pensando para a JKA (ele era como um mensageiro). O Sr. Yanagisawa (representante de Chuo) assessorou o Sr. Egami.
Naquele momento a JKA era constituída por:Universidade de Kao, Universidade de Takushoku, Universidade Hosei. Estas universidades eram as mais famosas do Japão.
A Shoto-kai era constituída por:Universidade de Chuo, Universidade de Senshu,Universidade de Gakushiku, Universidade de Tokyo Noko, Universidade de Seijo. Estas Universidades vieram a existir após a Guerra. Elas (as Universidades que constituíam a Shoto-kai) não falaram muito (na reunião?) por que não estavam entendendo a situação.
A Universidade de Waseda não pertencia a grupo nenhum. O Clube de Karatê de Waseda estava de acordo com a decisão da JKA. Eles sempre geralmente participavam de quaisquer torneios feitos pela JKA. Mas o membro do Comitê Gestor da Universidade de Waseda era Oyama (também escrito Ohama). Ele concordou com a Shoto-kai. O Sr. Oyama veio de Okinawa e era um bom amigo de Funakoshi há muitos anos. Ele era também o diretor do clube de Karatê da Universidade de Waseda. Assim, a Universidade de Waseda não pode boicotar o funeral, por que Oyama era o Diretor.Mas a Universidade de Waseda era mais achegada para o lado da JKA. Mais tarde na realidade ela se uniu a JKA. O Sr. Oyama, o Sr. Egami e eu (Hironishi) éramos todos membros da Universidade de Waseda.
Assim quem irá controlar o funeral? Então a conversa prosseguiu indefinidamente. A opinião do Sr. Egami era boa; ele enfatizava o que Giei estava pensando. Giei era o segundo Presidente da Shoto-kai.Em conclusão, a JKA não estaria presente se eles não pudessem organizar o funeral. Então tivemos um jantar de Soba e Arroz. Depois da refeição, a reunião continuou por um longo tempo. Neste momento, pareceu impossível tentar compreender o lado das associações visto que as Universidades de Takushoku, Kao e Hosei, todas elas, tiraram as bandeiras de seus clubes de Karatê. As bandeiras de clubes de Karatê estavam sobre o esquife de Ginchin Sensei como um sinal de respeito.Disseram que o motivo era por que precisavam delas para outro lugar e era sete horas da noite. As pessoas tiveram que decidir por si mesmas se viriam ou não ao funeral. As 20h00 eu (Hironishi) estava surpreso que as pessoas não estavam pensando muito sobre vir para o funeral. Era simplesmente uma decisão apressada da parte delas.Elas estavam tomando decisões apressadas para que pudessem ir para casa. Uma coisa boa foi que elas decidiam bem claramente “sim” ou “não”, tal como deve um Karatê-ka.
Naquele dia na conferência somente um tópico foi bom para todo mundo e foi assim: A JKA tinha Ginchin como seu conselheiro técnico (ou pessoa mais importante), assim Ginchin Sensei não era somente presidente da Shoto-kai mas também conselheiro técnico da JKA (em outras palavras ele não é somente o seu chefe, ele é também o nosso chefe). Eu era o presidente do congresso assim eu não falei muito. Mas finalmente expliquei sobre a situação da JKA e a Shoto-kai. Eu resolvi as diferenças, eu (Hironishi) disse: "Não é permitido a JKA praticar o Taikyoku Kata. A JKA disse que Gigo Sensei criou este Kata, mas isto não é verdadeiro. Não foi somente Gigo mas também um grupo de Karate-ka de altas graduações que o criaram.O Sr. Kugimita (da Universidade de Takushoku) foi também um membro do grupo que o criou durante a Guerra.Ginchin publicou “Karatê-do Kyohan” durante a Guerra e o Taikyoku Kata foi incluído em seu livro. Em outras palavras foi feito por Ginchin e eu penso que é muito engraçado e muita dor de cabeça para a JKA porque não lhes é permitido praticarem este Kata".Eles deveriam permitir-se praticar o Taikyoku Kata por que Ginchin era o seu conselheiro técnico.Eu quero mencionar a esta altura, como uma opinião pessoal (não como presidente) que em Dezembro deste ano o Sr. Nakayama (chefe da JKA) me visitou e disse:"Venha para a JKA e junte-se a nós! "Sem pestanejar lhe respondi como se segue: "Vocês devem ir à família Funakoshi e se desculparem. Eu não me juntarei a JKA porque vocês não foram ao funeral de Funakoshi e por que vocês devem treinar o Taikyoku Kata o qual Ginchin criou. Se vocês fizerem estas coisas eu pensarei sobre isto depois".O Sr. Nakayama disse:"Você está certo o tempo inteiro, mas antes desta opinião você deve vir para a JKA e então negociaremos estas questões".Mais tarde o Taikyoku Kata era para ser praticado – mas eles não estão praticando agora. A JKA finalmente boicotou o funeral, eu (Hironishi) disse para Nakayama:"Você e eu somos os melhores amigos como homens técnicos do Karatê, estou certo de que você me compreende, por favor, pense sobre os seus pupilos. Pois o público pensa que eles boicotaram o funeral. Assim antes que você me peça para ir para a JKA você deve ir à família Funakoshi mesmo que você não queira, você deve lhes deve prestar uma visita de cortesia".Esta foi a última vez que eu vi Nakayama. A amizade acabou.Depois disto, a Universidade de Waseda se juntou a JKA. Antes que a Universidade de Waseda deixasse a Shoto-kai eles treinavam o Taikyoku Kata. Eles ainda o fazem. "" 

Existem diferenças entre o Shotokan Ortodoxo e o Shotokan esportivo ?
Definitivamente sim. Em todos os aspectos. O Shotokan Ortodoxo é o espelho de Mestre Funakoshi. Conservou-se e era composto pelos antigos mestres educadores das Universidades. Seu corpo de estudos é vastíssimo.
A NKK (atual JKA) foi de concepção do mais antigo aluno de mestre Funakoshi na época, Isao Obata. Mestre Funakoshi se tornou primeiro Instrutor Chefe e Kichinosuke Saigo seu Presidente. Sua direção era Shoto-kai.
Quando mestre Funakoshi identificou os caminhos que a NKK estava tomando em direção a esportivação, com modificações técnicas e mentais, refundou a Shoto-kai, fortemente ligada ao Budo.
Com isto, a NKK parou de receber instruções. Foi cortada a cadeia de transmissão. Esta por sua vez, aguardou a morte de O´Sensei e então iniciou as competições. Evidentemente que com o brilhantismo de competições, apareceram os "estrelismos" dos grandes campeões... Tudo ao contrário do que mestre Funakoshi queria.
Assim como no ditado, quem é visto é lembrado, instaurou-se uma cultura de honrarias à campeões. Lamentavelmente, direcionando para a própria extinção do Budo.
Vê-se claramente que o que os antigos mestres alertaram é o que hoje se cumpre, pois a arte é implacável para quem quer andar em dois trilhos, em três trilhos, ou em trilhos que a arte não foi designada para andar. Quem tem entendimento que compreenda bem o que se fala aqui.
As diferenças entre os dois Shotokan em termos técnicos talvez residam realmente ao enfoque que é dado a determinadas execuções, às posturas "Dachi" (ex. Ko-Kutsu) são pouco mais baixas no Shotokan ortodoxo e os métodos de treinamentos. Os Kata não sofreram modificações ao longo dos tempos se conservando a forma antiga dos mesmos. O Shotokan ortodoxo é uma prática muito mais solta (não-contraída) trabalhando com equilíbrio, pés e mãos. Muita agilidade nos deslocamentos os quais são bem pronunciados. O guedan-barai como bloqueio é especialmente devastador. O corpo em si é visto com total liberdade de movimentação. Aqui no Brasil, os treinos eram bem puxados e não raras as vezes tinha hora para iniciar mas não para acabar adentrando madrugadas...
Na cidade de São Paulo a linhagem continua e devota-se a prática com regularidade. Não estão afiliados a nenhuma organização produzindo um trabalho independente com integrações familiares. Não se envolvem com práticas esportivas.
Nota: Todas as informações disponibilizadas fazem parte de um acervo de pesquisas e testemunhos coletados dentro da esfera Shotokai e outras colaborações ao longo de muitos anos. Nossas fontes são de altíssima confiabilidade. Contudo materiais históricos estão sempre sujeitos a alterações em prol de novas descobertas e informações. AKSER Brasil