quinta-feira, 8 de março de 2018

Como você pratica seu Karatê-Dō?

Relembrando uma antiga lição de Matsumura’Sensei:

" É essencial compreender o verdadeiro significado do treinamento de uma arte marcial. Eu especifico essa atitude abaixo e você irá compreendê-la melhor.

Em primeiro lugar, os caminhos do “estudo” e da “arte marcial” são baseados num mesmo princípio; e cada “Caminho” tem três espécies.

As três espécies no “Caminho do estudo” são: (estudo da literatura; exegese, estudo analítico detalhado e cuidadoso; e o estudo do confucionismo).

O estudo da literatura: consiste em dedicar-se, concentrando-se nos belos escritos e é válido para obter uma melhor situação social e uma boa renda.

O estudo "exegese" (analítico detalhado e cuidadoso): visa compreender melhor o significado dos textos confucionistas e ensinar aos outros. É um estudo para um melhor conhecimento, mas através dele não se pode aprofundar no “Caminho”.

Estes dois estudos só permitem obter honras nas letras e não os chamo de estudo real!

O estudo do confucionismo: consiste em conhecer o essencial de tudo no “Caminho”, transformar a própria vontade, corrigir a mente e, desse modo, administrar a família, governar o país e manter a paz. Este é o estudo verdadeiro, o estudo que se adéqua a um confucionista.

As três espécies no “Caminho da arte marcial” são: (a arte marcial do intelectual, a arte marcial do pretensioso e a arte marcial do Budō).

Na arte marcial do intelectual: pensa-se nos diferentes modos de treinamento e que se muda com frequência sem se aprofundar em nenhum. Muitas técnicas são praticadas, mas a prática é como uma dança e não podemos aplicá-las em combate. São bastante superficiais.

Na arte marcial do pretensioso: movimenta-se muito sem realmente treinar, mas muitas vezes fala de suas façanhas gloriosas. Subjugando e confrontando os outros. Dependendo das circunstâncias, arrisca a se destruir ou desonrar a sua família.

Na arte marcial do Budō: alcançamos coisas por uma elaboração permanente e constante, permanecemos calmos mesmo quando os outros estão agitados e ganhamos amansando o espírito do oponente. Ao se amadurecer na arte, se consegue manifestar as habilidades superiores e sutis de uma pessoa, estar tranquilo e sereno em qualquer situação, não estar descontrolado. E se é leal, lealdade ao seu senhor e a seus pais, capaz de se tornar um tigre feroz ou uma águia virtuosa; com a velocidade de visão de um pássaro, você pode derrotar qualquer inimigo.

O objetivo da arte marcial é conter a violência, tornar os soldados pacíficos, proteger as pessoas, desenvolver a qualidade do individuo, assegurar a tranquilidade das pessoas, criar uma harmonia entre todos e depois beneficiar a sociedade.

Estas são as sete virtudes da arte marcial de que Confúcio exalta. Assim, o princípio é único para o “estudo” e para a “arte marcial”. Inútil são as artes marciais do intelectual e dos pretensiosos!
Eu quero que você continue, no sentido da “arte marcial do Budō”, e seja capaz de reagir adequadamente às situações conflitantes e dominá-las.
Eu escrevi acima sem qualquer hesitação, porque é com esse espírito que você deve continuar a aprofundar seu treinamento! "

Obs.: Texto sintetizado!
Matsumura Sōkon (松村 宗棍)