sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

O que é Budô. LEIA E ENTENDA O SEU REAL SIGNIFICADO ( p/ Morihei Ueshiba, fundador do Aikido, foi amigo pessoal de Gichin Funakoshi ).

( resumo do texto original )

” ......Quando um inimigo tenta lutar comigo, o universo em mim mesmo, ele terá que quebrar a harmonia do universo. No momento em que ele se decidir lutar comigo, já estará derrotado. Não existindo medida de tempo -- rapidamente ou devagar. Aikido é a não resistência. Como é não resistente, sempre é vitorioso.
Aqueles que possuem uma mente perversa, uma mente em discórdia, já foram derrotados desde o começo (da luta).Então, como se pode endireitar uma mente pervertida, purificar seu coração e harmonizar-se com as ações de todas as coisas da Natureza? Primeiro você deveria fazer do coração de Deus, seu próprio. É o Grande Amor, onipresente em todos os lugares e épocas do universo. "Não há discórdia no amor. Não há inimigos no amor". Uma mente em discórdia, pensando somente na existência de inimigos, não está de acordo com o desejo de Deus. Aqueles que não concordam com isso, não podem estar em harmonia com o universo. Seu budô é o da destruição e não um budô construtivo.
Por isso, para competir nas técnicas, perdendo e ganhando, não é o budô verdadeiro. O budô verdadeiro não conhece derrotas. "Nunca ser derrotado", significa "nunca lutar". Ganhar, significa vencer sobre a mente em discórdia em você mesmo. Isso é para alcançar o fim de sua missão. Isso não é mera teoria. Pratique isso. Só então você irá aceitar o grande poder da união com a natureza.
Não olha para os olhos de seu oponente, ou sua mente será atraída para os olhos dele. Não olhe para a espada dele, ou será retalhado com sua espada. Não olhe para ele ou seu espírito será distraído. O verdadeiro budô é o cultivar da atração com a qual trará o oponente todo até você. Tudo o que devo fazer é manter-me dessa maneira. Mesmo estando de costas para meu oponente já será suficiente.
Você estará se equivocando se pensa que budô significa ter oponentes e inimigos e ser forte e derrotá-los. Não existem nem oponentes nem inimigos para o verdadeiro budô. O verdadeiro budô é ser unido com o universo, isto é, estar em união com o “Centro” do universo. Uma mente para servir para a paz de todos os seres humanos no mundo é necessária e não a mente de quem deseja ser forte ou que pratica somente para derrubar seu oponente.
Quando alguém me pergunta se meus princípios de budô são tirados da religião, eu digo "Não". Meus princípios de budô iluminam as religiões e as levam a ser completas. O verdadeiro budô é um trabalho de amor. É um trabalho onde se dá vida a todos os seres, e não matar ou brigar entre si. O amor é o deus guardião de tudo. Nada pode existir sem ele......
Eu não faço do homem meu companheiro, então a quem eu faço de companheiro? "Deus". Esse mundo não está indo bem porque cada indivíduo faz de companheiro outro indivíduo, dizendo e fazendo tolices. Seres bons e maus são uma única família unida neste mundo....Com essa atração de nosso espírito, nós avançamos à frente em nossa vida, tentando comandar uma visão mais ampla do mundo. Rezamos incessantemente para que os combates não ocorram. Por essa razão proibimos terminantemente a competição no Aikido. Entenda o Aikido primeiramente como budô e depois como um “Caminho” para servir e construir uma Família Mundial.
O verdadeiro budô é a proteção amorosa de todos os seres, com um espírito de reconciliação. Reconciliação significa permitir o cumprimento da missão de cada um. O "Caminho" quer dizer ser um só com o Desejo Divino e praticá-lo. Se estamos um pouco fora disso, não será mais o “Caminho”.
Sem o budô, uma nação cairá em ruínas, porque budô é a vida protegida pelo amor e a fonte das atividades científicas. Aqueles que procuram estudar o Aikido devem abrir suas mentes, ouvir à sinceridade de Deus através do Aiki e da prática dele. Deve-se entender a grande pureza do Aiki, pratique-a e progrida sem obstáculos. Inicie o cultivo de seu espírito voluntariamente. Quero que pessoas prudentes escutem a voz do Aikido. Não é para corrigir a outras pessoas; é para corrigir sua própria mente. Isso é Aikido. Essa é a missão do Aikido e essa deveria ser sua missão.