quinta-feira, 30 de julho de 2015

No Karatê-Dô o “Caminho” é interior!

Quando O’Sensei Funakoshi alterou o conceito de Karatê Jutsu (habilidades, técnicas) para Karatê-Dô (Caminho, Via) definiu-se a principal característica de sua Honorável Arte!

Com a prática intensiva e rigorosa nos moldes marciais da busca no auto aperfeiçoamento e visando a auto superação por intermédio do Budô ( parar a lança ), logo ( conter o conflito ), devemos entender que isso envolve muito mais coisas do que somente o óbvio, mas que o verdadeiro e principal objetivo a ser alcançado esta dentro de nós mesmos e que em confrontar a “si próprio” possamos alcançar a plenitude e preservar a grande paz interior.

Assim, através desta virtuosa prática forma-se o caráter e opera-se num esforço construtivo do individuo para consigo e para com os demais sem contudo competir com os outros, mas ao invés disso entrar em "harmonia e crescer" conjuntamente.  

Uma doutrina de riqueza impar a ser aplicada nos vários aspectos em nossa vida, onde realmente nos beneficiamos em todos os sentidos e aprendemos que assim como nas sessões de estudo do Karatê-Dô também podemos comprovar tais lições nos acontecimentos vivenciados diariamente.

Compreende-se então que a real aplicação pratica de tal legado consiste não somente no sentido atlético das habilidades físicas, mas sobre tudo na lapidação e consequente unificação do corpo em conjunto com a mente e com o espirito para que então nos transforme e renove constante e continuadamente em beneficio de uma vida longa, segura e feliz.

Prof. Sylvio Rechenberg