sexta-feira, 18 de junho de 2021

Como se manter no "Caminho - 道". (Algumas dicas).

Quero me dirigir aqueles “karatekas” que alegam não terem tempo para praticar todos os dias.

Descrevo então uma rotina de atitudes que acredito, se encaixa de uma forma ou de outra ao nosso dia a dia.

A ordem dos fatores não altera o produto no final das contas!

Então vejamos:

Tirando as 8h necessárias para um repouso merecido e revigorante, restam 16h para os afazeres e compromissos diários não é mesmo?

E como tripé da nossa existência temos espírito, mente e corpo em perfeita harmonia e unidade; logo, refletir a respeito é de fundamental importância, deve se tornar um habito na nossa rotina diária, não importa quando nem onde, o que importa é faze-lo de todo coração e agradecer!

E tomando consciência da vida que se manifesta em nós, nada mais simples e salutar do que se espreguiçar, mesmo sentado(a) à beira da cama; é um excelente exercício para começar bem o dia. Observe os animais de estimação como estão sempre se espreguiçando; e não é por acaso. 

Então, para muitos, vem o primeiro banho do dia. (Indico banho frio não morno!) Uma ótima oportunidade para o fortalecimento interior em todos os sentidos! Portanto é uma prática que se repete a cada banho, a qualquer hora, até antes de dormir, inclusive no mais rigoroso inverno, sem exceção!! Isso é muito importante!

Em seguida, uma breve refeição matinal. (Sem açúcares!).

Depois, hora de ir trabalhar. Aproveite as oportunidades de se movimentar e respirar conscientemente, antes, durante e depois de qualquer trabalho. Lembre-se, tudo é Dojo e é você que faz acontecer e se beneficia disso!  

No meio do dia, ou toda vez que for se alimentar, alimente-se com calma e sem pensamento desconecto com essa hora tão “sagrada”, sinta-se sempre grato(a) por isso e desfrute!  Durante as refeições evite barulhos, evite qualquer agitação, afaste-se das inconveniências! Lembre-se das energias positivas e negativas, elas te constroem ou te destroem por “dentro e por fora”; mas é você quem as escolhe, é você que as atrai!

De volta ao trabalho no período seguinte, mantenha-se consciênte nas tuas atitudes e na respiração que é tudo, sem ela nós não existiríamos; e agradeça sempre de novo!

Assim, ao final do expediente, para muitos(as) termina mais um dia de trabalho, enquanto para outros(as) tem na sequencia o expediente noturno. Sendo assim, siga sem reclamar, faça o que deve ser feito e mantenha-se atento(a) a tudo e a todos!

Seja como for, as oportunidades de se “conectar” e praticar estarão sempre presentes, assim como as tuas virtudes! Os “desafios”, muitos deles “invisíveis”, estão no entorno, em qualquer lugar, a qualquer tempo e de muitas formas diferentes, saiba observar, saiba pressentir e separe o “joio do trigo”!

Contudo, você precisa querer se dispor, precisa compreender que o pior “inimigo” é aquele que se esconde onde somente você consegue “enxergar”, não adianta ignorar; e ninguém fará por você; é só você e você! 

Uma boa saúde depende da qualidade de vida, isso nunca mudou nem nunca vai mudar, então cuide-se em tempo “integral”, tenha isso em mente, não espere alguém “receitar”; talvez aí seja tarde demais.

Fuja dos modismos e das tolices efêmeras! Não se contamine com o ego!

Mantenha clara a consciência e nunca perca o foco principal que é o espírito, afinal, você é ou não karateka??

Se for faça; e se não for tente, você irá se surpreender!

Prof.Sylvio Rechenberg


Para quem só trabalha de dia:

Para quem trabalha de dia e também estuda ou trabalha de noite:

Sono ideal: 8h

Sono ideal: 8h

Banho matinal: 5 min.

Banho matinal: 5 min.

Lanche: 10 min.

Lanche: 10 min.

Condução: 30min.

Condução: 30min.

Trabalho matutino: 4:00h.

Trabalho matutino: 4:00h.

Almoço: 1:00h.

Almoço: 1:00h.

Trabalho vespertino: 4:00h.

Trabalho vespertino: 4:00h.

Condução: 30min.

Período noturno: 5:00h.

Refeição noite: 15 min.

Condução: 30min.

Banho noite: 5 min.

Refeição noite: 15 min.

 

Banho noite: 5 min.

Tempo médio comprometido:

Tempo médio comprometido:

18h:35min.

23h:35min.

 

 

Tempo disponível: 6h:25min.

Tempo disponível: 25 min.

De 1 a 5 minutos de Kata por dia

(É possível pra você?)

De 1 a 5 minutos de Kata por dia

(É possível pra você?)

Praticar é preciso e precioso!

Então, considerando algumas variáveis individuais pode-se programar com sucesso absoluto um tempo real para uma prática leve e consciente de 5 MINUTOS TODOS OS DIAS, basta você “karateka” “querer”!