quinta-feira, 8 de setembro de 2016

"Estudar Karatê-Dô não é razão sem espiritualidade!"

Conceito formador:

Para sua melhor compreensão este conceito contêm alguns dos pensamentos e orientações que o fundador da Honorável Arte, O’Sensei Funakoshi, aborda sobre a espiritualidade e a sua fundamental e necessária relação com a prática!

O retrato de O’Sensei Gichin Funakoshi é exposto maciçamente nas paredes das academias mundo afora mesmo sem conhecerem profundamente os seus pensamentos e as suas orientações sobre o real objetivo do Karatê-Dô!

Cultivar a fidelidade para com o “verdadeiro” caminho da razão tem sua premissa baseada no conceito de manter-se atento incansavelmente na retidão das atitudes, decisões e ações que se tomam ao longo da vida, observando cuidadosamente com o que é certo, conforme a “lei”, a dignidade, a moralidade, a justiça, a honestidade e disciplinar-se a cada passo sem jamais fraquejar, considerando o tripé na manutenção da vida, sendo corpo, mente e espírito fortalecidos em unidade! Portanto a transmissão do conhecimento verdadeiro depende de um “amadurecimento” interior, além da necessidade de praticá-lo com intensa e profunda seriedade, provido de sua indispensável e inseparável dimensão “espiritual”!

O rigor!
 “...a essência do conhecimento adquirido com dificuldade e sofrimento jamais será esquecida!”
(Gichin Funakoshi'O-Sensei)

A determinação!
“...o treinamento, feito com uma atitude implacável e fatal, com o tempo irá beneficiar não somente o seu estudo no Karatê-Dô, mas também muitos outros aspectos de sua vida!”
(Gichin Funakoshi'O-Sensei)

A busca!
“Os que aprendem Karatê-Dô devem “conhecer sua natureza” e serem instruídos no uso adequado de suas técnicas. O entendimento correto da natureza do Karatê e o uso adequado de suas técnicas é o Karatê-Dô!”
(Gichin Funakoshi'O-Sensei)

A inspiração!
 “...o vento assobiando por entre os pinheiros era, me parecia, um modo excelente de alcançar a serenidade que o Karatê-Dô exige!”
(Gichin Funakoshi'O-Sensei)

A transição!
“...à medida que aprofundava meu conhecimento da Arte tornava-me mais consciente de sua natureza espiritual!”
(Gichin Funakoshi'O-Sensei)

O foco!
“...viver Karatê-Dô é a própria vida, tanto pública como pessoal!”
(Gichin Funakoshi'O-Sensei)

A reponsabilidade!
“A técnica é transformada em Arte por quem a emprega!”
(Gichin Funakoshi'O-Sensei)

A virtude!
“Somente os que têm um ideal superior acharão o Karatê-Dô interessante o bastante para perseverar nos rigores que ele requer. Os que persistirem descobrirão que quanto mais treinarem, mais fascinados ficarão pela Arte!”
(Gichin Funakoshi'O-Sensei)

A sabedoria!
“Há um ditado budista que diz que qualquer lugar pode ser um Dōjō, esse é um ditado que nenhuma pessoa que queira seguir o “Caminho” do Karatê deve esquecer. O Karatê-Dô não é somente a aquisição de certas habilidades defensivas, mas também o domínio da Arte de ser um membro da sociedade bom e honesto!”
(Gichin Funakoshi'O-Sensei)

Os valores e os princípios da Honorável Arte de O’Sensei contemplam a vida como um todo nos três aspectos (corpo, mente e espírito) e não apenas como uma simples pratica física!

O tripé!
“Pode-se ter como meta o desenvolvimento da força muscular dos braços e das pernas ou ainda o equilíbrio e a firmeza da mente. Há quem deseje aprender a humildade através do Karatê-Dô. Todos esses objetivos estão relacionados com o desenvolvimento pessoal!”
(Gichin Funakoshi'O-Sensei).

O’Sensei acrescentou à denominação Karatê a palavra “Dô”, querendo enfatizar o caráter de “doutrina”, inseparável à Arte!

A doutrina!  
“Dô, que significa um “Caminho” ou “Via” visa o aprimoramento pessoal. Se o “Caminho” atrai uma pessoa para percorrê-lo, ele floresce; caso contrário, ele definha. O “Caminho” do Karatê pode ser chamado com justiça de um “Budô” que se manifesta de forma nova e que busca zelosamente pessoas que por ele sigam!”
(Gichin Funakoshi'O-Sensei)

O ideograma “Dô” significa “Caminho espiritual”, a força interior que permite ‘vencer’ um conflito sem a necessidade de luta ou violência, não há ‘vencedor’, nem ‘derrotado’, e a harmonia é reestabelecida! Portanto, esse sentido de desenvolvimento parte de um princípio de desapego dos aspectos  que são entendidos como empecilhos ao crescimento espiritual!

O objetivo!
“Os estudantes de Karatê-Dô têm como meta não só aperfeiçoar a Arte de sua escolha, mas também esvaziar o coração e a mente de todo desejo e vaidade terrenos!”
(Gichin Funakoshi'O-Sensei)

Lendo as escrituras budistas, encontramos afirmações como “matéria é vazio” e “tudo é vaidade”. O objetivo de todas as Artes Marciais clássicas do Oriente é o mesmo que o do Karatê-Dô:

A “conduta”!
“...a  pessoa que segue o “Caminho” do Karatê deve esvaziar-se livrando-se de todo egoísmo e ambição. Tornar-se vazio interiormente, mas reto por fora. Este é o significado verdadeiro de “vazio” no Karatê. Quando a pessoa percebe a “infinidade de formas e de elementos” no universo, ele se volta para o vazio, para o vácuo. Em outras palavras, o vazio não é outra coisa senão a verdadeira forma do universo!”
(Gichin Funakoshi'O-Sensei).

A definição, “infinidade de formas e elementos” do universo também sugere a relação com “Kata”, que após assimilados, devidamente enraizados e absorvidos, geram uma ação “pura”, “vazia”, sem a necessidade do pensamento! Assim, semelhante à forma do universo, a pessoa também alcança este “vazio” internamente!

A humildade!
“Como o espelho límpido que reflete a imagem sem distorção ou o vale tranquilo que repete o som, assim também deve o praticante de Karatê-Dô purificar-se do egoísmo e dos maus pensamentos, pois só uma mente pura pode compreender, sem distorção, o que recebe!”
(Gichin Funakoshi'O-Sensei)

O egoísmo e os maus pensamentos são como nódoas no espelho que o impedem de refletir a realidade! O “Zen” compara a mente a um espelho livre de manchas. Ser simples conforme o “Zen”, significa manter este espelho sempre brilhante e limpo, pronto a refletir, pura e simplesmente o que dele se aproximar!

A disciplina!
“O verdadeiro Karatê-Dô é um esforço interior para disciplinar a mente, desenvolvendo uma verdadeira consciência que permita, ao indivíduo, enfrentar o mundo mais dentro da realidade, desenvolvendo-se externamente e, ao mesmo tempo, adquirindo a força que lhe permita enfrentar um “animal selvagem”. Portanto, no Karatê-Dô, espírito e técnica devem ser uma coisa só!”
(Gichin Funakoshi'O-Sensei)

“enfrentar um animal selvagem” tem haver com a própria natureza humana, manifestada em nós e diante de nós todos os dias. A finalidade da Honorável Arte transcende o passado e o presente, e segue adiante com o mesmo propósito, um ideal de transformação, comunhão e pacificação, que em verdade é o que todos nós buscamos para uma vida virtuosa e duradoura!

Manter-se no “Caminho”, por pior que você esteja ou ache que esteja deve ser o teu melhor combate! Deve haver forte determinação, uma “busca” incontestável para aprender todos os dias! Os ocidentais tendem a ser egoístas. Quando o ego se machuca, as pessoas param e desistem. Mas se você quer um dia vencer os outros, tem de vencer primeiro a si mesmo, e isso significa vencer as próprias fraquezas, tanto físicas, como mentais e espirituais! Tornar-se mais forte não só fisicamente, mas no espírito da determinação incessante!

A Honorável Arte pode mudar você, se for corretamente estudada e praticada ela se torna toda tua vida! O objetivo é eliminar o ego e manter-se diligente e capaz desde a juventude até a idade mais avançada. É neste sentido que, independentemente da raça, religião, inteligência, pobreza ou riqueza, o Karatê-Dô de O’Sensei é um modo de vida, promovendo além da auto defesa, a saúde, a longevidade, a tranquilidade mental e espiritual a cada um que dele se valer de todo o coração! Portanto o estudo e a prática correta do Karatê-Dô de O’Sensei Gichin Funakoshi não é razão sem a necessária compreensão e a consequente aceitação da sua espiritualidade! O momento de compreender isso chegará a cada um ao seu tempo!

Prof. Sylvio Rechenberg