quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Do livro “The Heart of Karatê-Dō” de Shigeru Egami’Sensei. (1975)


Parte 1

O “Karatê” praticado hoje é diferente do de quarenta anos atrás, e dizem que o número de estilos se aproxima de uma centena. Muitas escolas enviam instrutores ao exterior para promover sua técnica. Embora se possa dizer que existem certos grupos nos Estados Unidos e na Europa que, com o intuito de compreender a alma do Oriente, como um antídoto para o impasse resultante da crescente mentalidade materialista, enfatizam a parte espiritual do Karatê-Dō, a triste realidade é que em muitas “escolas” apenas são ensinadas técnicas de luta mas os aspectos espirituais são completamente ignorados. E os praticantes muitas vezes têm como único objetivo lutar para vencer competições.

Falam em forjar um espírito indomável, que por si só é valioso, mas devemos pensar também nos resultados que o uso indevido desse espírito causaria. Como no caso de um louco armado com faca, revólver ou outra arma contra pessoas indefesas... o resultado só poderia ser desastroso.

A situação atual, portanto, vê a maioria dos praticantes de países estrangeiros seguirem o “Karatê” pelas suas técnicas de luta e deve-se admitir que o desejo de lutar é tão forte nos homens quanto nos animais. É extremamente difícil acreditar que estes entusiastas tenham chegado a uma compreensão real do Karatê-Dō.

É também necessário considerar a influência negativa que o cinema e a televisão têm tido na imagem pública do Karatê-Dō ao retratá-lo como um misterioso método de luta capaz de causar a morte ou ferimentos graves com um único golpe ou pontapé e, apelando ao instinto de luta do homem, apresentam uma pseudo-arte muito distante do que realmente é o Karatê-Dō. 

Gichin Funakoshi’O-Sensei foi um defensor dos aspectos espirituais do Karatê-Dō e deu grande ênfase a estes, e não às técnicas de luta, demonstrando ao longo da sua vida que seguiu os princípios que ensinou na sua prática.

Se ele estivesse vivo hoje e visse o que está acontecendo com o Karatê-Dō, o que ele pensaria?

Aqueles de nós que aderiram à forma ortodoxa do Karatê-Dō como uma arte de autodefesa devem fazer todo o possível para garantir que seja praticado corretamente e que os seus aspectos espirituais sejam totalmente compreendidos.

Ao seguir o objetivo errado e “homicida”, o iniciante se dedicará totalmente ao seu treinamento convencido de que não existe obrigação nem responsabilidade. Para ele será apenas uma questão de vida ou morte e, de acordo com esta visão, ou você mata o seu oponente ou é morto. 

Treinar para ganhar, se destacar nas competições ou vencer todas as batalhas são objetivos nos quais só um iniciante pode acreditar.

Nunca perder nem sempre significa vencer! Quando você entende isso você não é mais um iniciante.

Numa corrida é normal que o mais forte vença, mas uma competição é uma competição. No Karatê-Dō não existem homens fortes e homens fracos. A essência da arte é a “cooperação mútua”.

Este é um objetivo fundamental na prática do Karatê-Dō.

Quando um bebê nasce, as primeiras pessoas com quem ele entra em contato são a mãe, o pai e os irmãos. À medida que cresce, faz amizade com outras crianças e entra em contato com seus professores. Ele começa a ler livros e a estudar homens do passado. À medida que amadurece física e mentalmente, ele conhece diversos tipos de pessoas e forma uma ideia de sociedade. Visto que um homem não pode existir sozinho, ele começa a apreciar a importância das relações humanas.

A relevância disto para o treino e prática do Karatê-Dō é que a nossa arte é um método de seguir e explorar a essência do ser humano.

Assim, por exemplo, mesmo que você encontrasse um parceiro que estivesse determinado a machucá-lo, isso seria um golpe de sorte para você. Conhecer-se, conhecer o seu adversário, conhecer e compreender a relação entre vocês: este é o verdadeiro objetivo da prática.


Por Shigeru Egami’Sensei 

(Aluno de confiança de O-Sensei’Funakoshi)