domingo, 28 de julho de 2024

O “segredo” de um Kata!

"Reproduzir" um Kata é fácil, principalmente quando se tem uma boa coordenação motora, uma boa memória e disposição para se movimentar!

Vivenciar um Kata é onde ESTÁ o segredo, mas vai depender do valor que você dá para ele e da “importância” que ele terá na tua vida!

Caso seja pelo ego qualquer valor é ilusão, caso seja pelo amor desvendará um "tesouro"!

Prof.Sylvio Rechenberg

quinta-feira, 18 de julho de 2024

A “ilusão” e os “entusiastas” de carteirinha:

A você que quer aprender Karatê-Dō, a PRIMEIRA COISA que deve se perguntar é porque quer aprender, a SEGUNDA COISA que precisa refletir antes de assumir tamanha responsabilidade é se está disposto a se sacrificar, a se entregar e se envolver em praticar de verdade, e a TERCEIRA COISA que precisa ficar bem clara pra você, é que o “caminho” a percorrer é longo, muito longo, penoso e onde se aprende a “perder” muito mais do que ganhar!

Aprender Karatê-Dō NÃO é para quem quer, como uma criança mimada, mas para quem realmente busca através da prática, a se lapidar, se forjar, se moldar conforme e de acordo com o “caminho” que a Honorável Arte requer!

E nesse caso NÃO é você que escolhe o “caminho”, mas é o “caminho” que “escolhe” você!      

Prof.Sylvio Rechenberg    

segunda-feira, 8 de julho de 2024

O homem da "Via"

Se um dia você almeja chegar a “portar” uma faixa-preta na cintura, comece desde já a se “portar” de acordo com o que uma faixa-preta representa no Karatê-Dō de O-Sensei’Funakoshi!

- HUMILDADE: Aquela que você encontra e aplica quando criança junto aos pais, ou na sala da diretoria da escola, ou quando frequenta um lugar “sagrado” , ou diante de um precipício, ou quando se está com muita sede, fome, frio, precisando de ajuda, ou na hora de contar a "verdade verdadeira", na hora de encarar a realidade dos fatos, na hora de admitir a fraqueza do caráter, na hora de aniquilar o ego, na hora de assumir as "consequências dos atos", o peso da "responsabilidade pela vida" de alguém e pela sua própria vida, que segue adiante custe o que custar...

Prof.Sylvio Rechenberg

 

E agora leia com muita atenção o texto abaixo: (E releia sempre outra vez e aprenda "se puder aprender a lição"!):

Quando um homem normal passa no exame para o 1°Dan, perfila-se com orgulho diante do júri e corre para dar a notícia à família.

Quando passa para o 2°Dan, sobe ao ponto mais alto que pode alcançar e a todos proclama a distinção que acabara de obter.

Quando passa para o 3°Dan, corre para o carro e põe-se a espalhar por toda a cidade, festejando o acontecimento...

DE MANEIRA DIFERENTE PROCEDE O HOMEM DA “VIA”!

Ao 1°Dan inclina a cabeça, em sinal de reconhecimento;

Ao 2°Dan inclina-a ainda mais, em sinal de humildade;

Ao receber diploma de 3°Dan baixa a cabeça até ao chão, confuso, e sai discretamente, a tal ponto mede agora a distância que o separa da verdadeira perfeição!"

Gichin Funakoshi'O-Sensei