domingo, 28 de junho de 2026

O ser e o "Ser"

É da natureza humana o sentimento de superioridade que brota quando se obtém um resultado que nos coloca numa posição de destaque em relação aos outros. Ser mais, ter mais, ser mais capaz, ter vantagem, chamar mais atenção...
Ser o 1° é algo empolgante que mexe com o sentimento em todas as áreas que envolvem a participação do homem, dito "moderno". Ser o 2° ou o 3° já perde a relevância no meio em que vivemos, logo a expectativa de ser admirado, invejado, cobiçado, reconhecido, se torna frustrada.
Portanto, desde que haja alguém com quem possamos nos comparar, corremos o risco de cairmos nas armadilhas da ilusão.
Considerando a natureza humana, a fragilidade do homem NÃO está no aspecto físico, mas na capacidade de lidar com suas limitações frente aos demais.
Enquanto para muitos ser o 1° é a razão, para outros a razão é o "Ser"!

Prof.Sylvio Rechenberg