*No texto abaixo se encontra um claro entendimento desta sábia afirmação. (leia até o final).
Budo: A Santa Responsabilidade
Há muito tempo dizem que a caneta e a espada são como as duas rodas
de uma carroça e as duas asas de um pássaro. Assim, eles pertencem a um conceito
de virtude universal, e portanto, eles são
inseparáveis.
Nakae Toju, estudioso confucionista no
início do século 17, afirmou que a
caneta é o meio pelo qual as pessoas se governam pacificamente, e por
apreciarem cinco principais
virtudes: a benevolência, o dever, a lealdade, a piedade filial e de amor. A
espada, por outro lado, é o meio pelo qual as pessoas defendem e restauram tais
virtudes consagradas pela caneta.
Por isso, a espada é também o meio para manter uma sociedade pacífica.
Logo, a virtude marcial enfatiza fundamentalmente a realização dos
objetivos nobres da sociedade pacífica e harmoniosa.
A caneta e a espada são fundamentalmente
do mesmo conceito e dependem um do outro. É inegável que em algum momento na
história humana a caneta caiu e a espada foi mal utilizada, mas também é
verdade que não podemos controlar a nós mesmos nem administrar a nossa casa, a
menos, que a caneta e a espada sejam como uma entidade indivisível e se tornem
a verdadeira base da virtude.
A origem das nações é de muito longe
fundamentada na história. Podemos encontrar na sua fundação, grandes ideais
como a liberdade, a paz, a fraternidade e a justiça que a política democrática
moderna pretendia realizar.
É indispensável e vital manter a espada e a
caneta como virtude inseparável para a criação de uma sociedade mais
pacífica.
Espero sinceramente que as pessoas, que buscam o “Budo”, irão
desenvolver e cultivar o caráter, e assim contribuir muito para a sua educação
moral e a de seu país. Eu acredito muito
fortemente no conceito da caneta e da espada, e o conceito lendário do
guerreiro samurai.
Fundamentado por amor as antigas artes
guerreiras, e nos atributos personificados do guerreiro clássico, tem havido
uma tendência no “Budo” moderno para
desencorajar todos os pensamentos da era feudal, e desconsiderar o conhecimento
que recebemos destes guerreiros, o conhecimento que foi aprendido,
frequentemente à custa de suas vidas.
Estes comentários, claro, são ridículos,
simplesmente porque tais acontecimentos fazem parte da história japonesa e são
fatos comprovados. Esse conhecimento, que foi passado para nós por gerações é
um dever sagrado. Acredito que o conhecimento tão amorosamente preservado por
estudiosos, não poderia ter sido possível sem esses antigos guerreiros.
A atribuição que aspiramos, e que todos
buscamos, é o mais alto nível de competências, na maioria das vezes manifestada
nos indivíduos sob grande pressão.
O
guerreiro feudal estava sob esse tipo de pressão, e aqueles que foram motivados
pelo maior dos ideais vieram a ser capazes de aplicar esses ideais nas lutas da
vida e da morte. Lealdade, verdade,
honra, cortesia e respeito devotados ao serviço de seu senhor, e,
frequentemente, se auto sacrificando para o bem comum, ou por um nobre ideal.
A coragem é a calma aceitação do medo e
na possível morte. Para aceitar o medo com calma e fazer o que deve ser feito
apesar do medo, é necessário uma qualidade que só vem para a sua plena
revelação quando se está diante de lesão ou morte terrível, seja para si ou
para seus entes queridos. Eu valorizo e admiro o conhecimento, e as lições que
foram passadas para nós a partir daqueles que, quando confrontados com crises
terríveis, superaram o seu medo e fizeram o que era certo, apesar das consequências
para si mesmos.
Cortesia e coragem como um estilo de
vida, facilita e possibilita a elevação
da consciência espiritual em uma sociedade, e diminui o que é o medo.
Nós não vemos o poder adquirido através
das habilidades guerreiras como um poder pessoal para ser usado em nosso
próprio interesse. A tendência para o
auto engrandecimento muito comum em grande parte das "artes marciais" modernas são
contrárias aos ideais do "Bushido".
O poder e a capacidade adquirida através das artes guerreiras é um
dever sagrado para ser usado apenas para determinados fins e não para desejo
pessoal.
A espada não é admirada por sua
capacidade de trazer a morte, mas por causa de sua capacidade de dar a vida;
este ideal é chamado de 'Katsujin-Ken.
A espada que derruba os que fazem o mal,
por sua vez, dá vida a aqueles a quem o mal transforma em vítima.
A necessidade de guerreiros e espírito de
guerreiro é tão grande agora como era para nossos ancestrais.
"Giri"(Dever), com o conceito implícito de “serviço” foi uma particularidade
central na vida do guerreiro clássico.
O
guerreiro que treina sua mente e seu corpo na arte do combate de modo correto, estará
preparado para o “serviço” quando o “dever” o chamar, com o melhor de sua
capacidade.
Eu sinto que a desordem na sociedade
moderna sobre a verdade, a justiça e os valores sociais, obriga e torna
necessário que todos assumam sua responsabilidade pessoal em função da ordem e do
bom funcionamento desta sociedade, contudo, se desistir dessa responsabilidade,
pagará um alto preço por isso.
"Liberdade significa
responsabilidade, é por isso que os homens a temem". (George Bernard Shaw)
Um simples ato de coragem pode fazer a
diferença na vida de alguém que seria vítima de violência e medo. Saber que
alguém se importa o suficiente para estar disposto a proteger e defender é um
conforto para os inocentes e impede o implacável.
“Quando o seu pensamento se eleva acima da preocupação para o seu
próprio bem-estar, a sabedoria que é independente do pensamento aparece”.
por Alfred
Bates (resumido)