quinta-feira, 18 de maio de 2017

Shigeru Egami'Sensei

Resumos e compilação:

“...Em 1935 os alunos de O-Sensei’Funakoshi estabeleceram uma associação com a missão de ajudar seu professor, nomeada de Shotokai (Shoto = pseudônimo de Gichin Funakoshi’O-Sensei, Kai = associação). Depois da morte de O-Sensei, a presidência da Shotokai é assumida por Genshin Hironishi’Sensei, e Shigeru Egami’Sensei se torna o Instrutor Chefe, tudo isto é feito com a plena autorização da família Funakoshi.”

Texto acima na integra:

“...A prática, eu digo sempre, é pensar, imaginar e expressar os ensinamentos de nossos anciãos.
“...A verdadeira prática não está em fazer exercícios no Dojo. No Extremo Oriente (incluindo o Japão), há um ditado: "Soku Ze-Dojo", que significa "onde quer que se esteja e em qualquer momento, cada momento é de um ano e cada lugar é um Dojo".”
“...Quanto aos detalhes da técnica, é completamente normal que não seja perfeita ainda, mas a técnica pode melhorar com o tempo e bons conselhos; este não é um problema fundamental. A chave é o espírito, a atitude!”
“...A mais de meio século atrás, o "Karatê" de O-Sensei’Funakoshi passou de "Karatê-Jutsu", para o "Karatê-Dô", “...Pense e volte naquele tempo novamente e reflita sobre as palavras do nosso mestre: ”Não existe competição no Karatê-Dô!.”
“...Para alcançar a verdade absoluta, precisamos caminhar juntos para formar um mundo acima da “luta”(conflito), com uma prática sincera e ardente que irá abrir o “Caminho” do Karatê-Dô não como uma arma de morte, mas como uma arma de vida.”

Shigeru Egami’Sensei

Texto acima na integra:

“A situação é tal agora, que a maioria daqueles que praticam Karatê em diferentes países treinam  Karatê por causa das suas técnicas de combate, e temos de admitir que a propensão a se envolver em uma briga não é menos comum em humanos do que em animais. É extremamente duvidoso que os “entusiastas” tenham descoberto a real compreensão do que consiste o Karatê-Dô.
Devemos também destacar a influência negativa do cinema e da televisão sobre a imagem pública do Karatê...
“Ao descrever o misterioso Karatê como uma forma de combate que pode matar ou ferir com um golpe ou chute e assim instigando ao instinto de luta do homem, os meios de comunicação têm o Karatê como uma “pseudo arte” ignorando o que ela realmente é.”.
Gichin Funakoshi’O-Sensei era um defensor dos aspectos espirituais do Karatê-Dô e insistiu muito mais sobre eles do que sobre técnicas de luta. Além disso, ele sempre praticava o que ensinava. Se ele estivesse vivo hoje e visse o que aconteceu com o Karatê-Dô, o que ele pensaria?
“Aqueles que são seguidores rigorosos do Karatê ortodoxo como uma arte de defesa, devem fazer de tudo ao seu alcance para garantir que o Karatê possa ser praticado na direção certa e que o seu lado espiritual seja compreendido em toda a sua dimensão.”
“...No Karatê-Dô, não existem homens fortes ou fracos. A essência desta arte é uma cooperação mútua. Este é o propósito do Karatê-Dô!

Shigeru Egami'Sensei

Texto acima na integra:
http://www.mushinkai.net/pages/french/HistoireDuKarateFrenchSite/ShigeruEgami03French.htm

Dois antigos textos chineses foram descritos com a ideia de que a mente pode ser purificada pela disciplina física. Estes dois textos, segundo a tradição, eram parte do ensino de Bodhidharma no Templo Shaolin...”
“Nós proporcionamos através da prática, as soluções para estas preocupações: a energia vital desta geração está se deteriorando, relações endurecendo e se tornando difíceis. Em nossos pensamentos, em nossas conversas abordamos as mesmas perguntas: "o que é a vida..etc.?". Olhando através de todo o meu “Ser” (corpo e mente), para entender a relação entre um ser humano e outro ser humano, entre um ser humano e a natureza; concentro a minha prática nesta direção, neste sentido, esse é o meu desejo!”
“É natural que o homem busque se tornar forte fisicamente e espiritualmente, é também natural que o homem pode tornar-se forte treinando sozinho, mas, na nossa prática não devemos ser obstinados somente nesse objetivo. Por sua natureza, o homem não pode viver sozinho, assim, ele deve desejar a paz para si e para os outros. Ser capaz de cuidar dos outros, pensar e agir com os outros como se fosse para si próprio, formar um ser humano neste sentido: esta é a prática!
Mantendo os olhos sobre o elemento fundamental da existência, forja-se uma visão da vida e do homem compreendendo a sua origem. Desejo que a nossa maneira de praticar nos leve nessa direção.
“Os dias que nós vivenciamos, e aqueles que vamos vivenciar se fundem no momento presente. Em cada momento somos a centelha de nossas vidas!”
“Que este seja o nosso “Caminho!”.”

Shigeru Egami'Sensei

Texto acima na integra:

A prática é o conhecimento de si mesmo através de um relacionamento com o outro, é um autoconhecimento real, mas também um instrumento de desenvolvimento do conhecimento do seu potencial, uma maneira de enriquecer a sua existência. Eu acredito que a vida no Karatê é verdadeiramente excepcional.
Seu conteúdo inesgotável é profundo e misterioso e cada um de nós tem a tarefa de desvendá-lo e agarrá-lo. Nunca parar, excluir o desleixo. Como se costuma dizer:  "Você nunca deve perder a mente de principiante". Eu gostaria que você encontra-se na prática o comprometimento de uma vida em sempre confrontar-se com seriedade, paixão, humildade, honestidade e paciência.”

Shigeru Egami'Sensei

Texto acima na integra:
http://www.mushinkai.net/pages/french/HistoireDuKarateFrenchSite/ShigeruEgami05French.htm

A “prática”, em outras palavras, é a vida. A vida, em outras palavras, é a “prática”.”
A prática consiste em conhecer realmente as dificuldades inerentes na experiência da vida como ela é vivida por cada um de nós.
A prática é a oposição mais extrema entre nós e os outros, é dependente de um soco ou chute como ponto de partida de uma luta arriscada, a concentração de todas as energias para o limite da resistência física. E em testar os limites da capacidade do nosso oponente,  é o desenvolvimento de um grau quase incalculável de habilidades e em aprender ao mesmo tempo que existem limites!
“O que devemos fazer para superar essas limitações”?
Precisamos limpar o nosso ego, ter um profundo conhecimento da existência do nosso verdadeiro “Eu”!
Devemos tornar-nos um com o universo, um com as outras entidades independentes.
Devemos saber que não devemos olhar para justificativas e argumentos, mas agir completamente com o corpo e a mente.
Devemos sacrificar nosso ego!
Temos de perceber que a vida é eterna (inextinguível!
Devemos amar os outros!
Temos de aprender todas essas coisas através do corpo e da mente. Essa é a prática!

Shigeru Egami'Sensei

Texto acima na integra:

Shigeru Egami'Sensei e Genshin Hironishi'Sensei