Em 1941 na 2ª edição do seu livro, Karate-Dō Kyōhan, estas "formas" apareceram pela primeira vez.
Para compreendermos do porquê de O-Sensei’Funakoshi
denominar de Taikyoku aos Kata’s que antecedem os demais, além do óbvio de
serem o fundamento para os Heian’s, é importante considerar o seu modo de
pensar e a sua intenção por de trás da realização destas formas (Kata).
“ Taikyoku é um termo
filosófico que expressa o macrocosmo antes de sua diferenciação entre o céu e a
terra: portanto, o caos ou o vazio! ".
O-Sensei’Gichin Funakoshi
O-Sensei era taoista e profundamente espiritualista,
aprendeu o (Tao Te Ching - O Livro do Caminho e da Virtude) de Lao Tzu. E
também antes de se tornar professor iria seguir no campo da medicina. Logo,
fica fácil compreender a sua forma de ver o mundo, o seu papel como professor e
fundador, responsável pela sua Honorável Arte e a sua extrema preocupação com o
estado espiritual e o rumo que o seu amado Karatê-Dō já estava sinalizando.
“ À medida que aprofundava meu conhecimento da arte
tornava-me mais consciente de sua natureza espiritual!”
O-Sensei’Gichin Funakoshi
Conforme à doutrina taoista chinesa a palavra Taikyoku
denominado “Tai-ji” é entendido como: "grande fundamento", "o
princípio supremo” ou “a criação, lugar onde tudo se fundamenta”.
No Taoismo o “Tai-ji”, (Taikyoku), corresponde as leis que
regem o universo e no campo transcendental corresponde ao “absoluto”, ao “Tao”
em chinês, e ao “Dō” em japonês, que nos dois casos tem o mesmo sentido, sendo
em ambos o “caminho”, a ”via”!
Termo que em 1935, O-Sensei’Funakoshi passa a adotar
oficialmente, acrescentando a terminação “DŌ”, (caminho), a sua Arte,
concretizando e definindo claramente o real sentido e o objetivo principal da sua obra.
Portanto, assim como o “Dō(道)" é a base para a correta compreensão do Karatê-Dō de O-Sensei’Funakoshi, o "Tao(道)" é a base da filosofia e da cultura chinesa!
O “Tao" = "Dō” é regido pela transição entre Yin e Yang!
Na antiga civilização chinesa Yin e Yang formam as duas
forças que se complementam, promovendo o desenvolvimento e as mudanças,
interagindo em harmonia entre si. Ex.: luz e sombra, calor e frio, positivo e
negativo, masculino e feminino, norte e sul, leste e oeste, matéria e
antimatéria, bem e mal, o ativo e o passivo, contração e relaxamento, o cheio e
o vazio, ataque e defesa.
Na medicina chinesa o equilíbrio entre Yin e Yang são o
fundamento para se manter a saúde perfeita!
Tudo no mundo é inseparável de Yin e Yang e considera-se que
os dois procedem da "criação", onde tudo se fundamenta (Taiji = Taikyoku).
O Yin por exemplo, é representado pelo tigre que é o símbolo
do Karatê-Dō de O-Sensei’Funakoshi, enquanto Yang é representado pelo dragão.
O tigre também é o símbolo do elemento vento, que nos lembra
de “Shoto”, no "ondular dos pinheiros".
Fatos que influenciaram O-Sensei’Funakoshi na elaboração e
definição da sua Honorável Arte, mantendo-se fiel aos ensinamentos de seus
antepassados e seguindo a tradição de uma cultura milenar, cujo objetivo sempre
foi a valorização da vida pela contenção dos conflitos, o Dō (道) =
Tao(道)".
“O Taikyoku deve ser entendido como “único” embora dividido
em três partes, e a sua compreensão deve ser acompanhada por uma atitude de
profunda resolução!”
O-Sensei’Gichin Funakoshi
Então ao observarmos atentamente, iremos perceber que ao
realizarmos o Taikyoku Shodan, nos movemos de acordo com essa mesma teoria do
Yin e Yang, de forma cíclica e constante. A sua execução se remete ao conceito
de continuidade e da infinita transmutação de “polaridades” que geram um
equilíbrio, uma harmonia em ação permanente.
Prof.Sylvio Rechenberg