Quando você fica em Shizentai (posição normal), sua forma natural, sua mente deve estar consciente das coisas em todas as direções. Em outras palavras, você não tem ideias ou direções específicas, mas sua mente está alerta. Então, no momento em que você começa, seu sentimento forte vai para o oponente à sua esquerda e seus quadris começam a se mover naturalmente. O movimento dos quadris não é girar, mas abrir para a esquerda. Mente primeiro e depois seus olhos seguem com os quadris, dando um passo e bloqueando a mão puxando-a, tudo junto. Para fazer esse movimento livremente, o pé de trás deve virar para a esquerda ao dar um passo. Em outras palavras, a perna traseira deve se conectar ao solo com o bloqueio. Se o calcanhar ou a lateral do pé de trás subir, esta não é a posição correta.
Quando praticamos Gedan-Barai, Oi-Tsuki ou "maete" (posição de preparação), lateralmente, acho que conseguimos uma compreensão muito mais clara de como executar bloqueios ou ataques no momento em que o oponente decide vir e nos destruir.
Este é um dos elementos mais importantes, imaginar os seus adversários e quando eles decidem atacar, para que você não tenha hesitações, nem movimentos desnecessários, nem hesitações entre o momento em que eles decidem iniciar a execução do bloqueio ou do ataque. Acho que não há diferença entre iniciantes e especialistas se sua mente estiver alerta. Quando sua mente acorda, qualquer pessoa pode fazer esse movimento.
Uma das partes mais difíceis, uma das diferenças entre os seniores e os juniores, é compreender como os quadris seguem a sua mente.
Para mover-se sem demora, sem movimentos parasitários, com a sensação mais forte e com a maior potência física e dinâmica, os quadris são a chave. Espero que todos gostem dos primeiros movimentos de Heian Shodan. Durante o resto do Kata, mantenha os quadris baixos o tempo todo. Em cada bloco, cada Oi-Tsuki, cada Age-Uke, mantenha os quadris baixos, quase na altura dos joelhos. Fique em pé com uma perna traseira forte, com os dedos traseiros para dentro, e mantenha o equilíbrio pesando-a principalmente com a perna traseira. Em segundo lugar, mantenha sempre o olhar no mesmo nível dos seus oponentes, para que você possa não apenas ver os oponentes à sua frente, mas também ficar atento aos oponentes daquele lado e atrás. Sua mente deve estar alerta e enquanto você faz esta forma você está sempre atento aos seus oponentes. Antes de virar, você deve sempre ter a sensação de que alguém está vindo por trás. Depois de repetir o Heian Shodan muitas vezes, seus quadris começarão a se mover naturalmente.
Tsutomu Ohshima’Sensei (Aluno direto de O-Sensei’Funakoshi)