domingo, 28 de abril de 2024

Heian Shodan III

Espero que todos possam fazer Zenkutsu em uma posição baixa, e não se perdoem quando fizerem uma posição mais alta e confortável. Se você acha que pode fazer um Heian Shodan muito bom, tente novamente com uma posição ainda mais baixa (por centímetro). Então você descobrirá que pode fazer isso. (...)Faça as posturas adequadas e ataque com forte sentimento.

Talvez um dia você consiga aplicar as técnicas do Heian Shodan em uma situação real. Alguém ataca você e seu Gedan-Barai destrói a perna ou o braço do oponente.

Então você dá o seu melhor Oi-Tsuki e termina a luta. Mesmo neste Kata “simples”: procure aplicações realistas!

Tsutomu Ohshima’Sensei (Aluno direto de O-Sensei’Funakoshi)

Atenção.: É indicado que cada praticante saiba explorar o seu melhor no auto aperfeiçoamento das técnicas; e prudente que se adapte diligentemente, considerando as limitações às circunstancias vivenciadas!

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vigília de Shoto (2024)

Hoje se completam 67 anos desde o falecimento de O-Sensei’Gichin Funakoshi, fundador do Karatê- Dō!

Lembremos de um dos dizeres de O-Sensei:

"(...)Situando-se o combate de Karatê- Dō entre a vida e a morte, não podemos treinar seriamente senão através das formas de combate convencionais, através das quais cada um se esforça por ultrapassar os seus limites!”

Gichin Funakoshi’O-Sensei

 

Com isso refletimos:

Admitindo que a vida é luta, duas perspectivas se podem colocar. Podemos pensar nela como uma luta pelo pódio onde é preciso subir, custe o que custar, vencendo para isso os nossos semelhantes, vistos como competidores. Ou podemos vê-la como uma luta pela Vida que se pode percorrer em harmonia e respeito pelos outros, parando o conflito (Budō) e sabendo usar a nossa força e a do nosso semelhante com benefícios mútuos.

José Patrão’Sensei (Shotokai)

              O-Sensei'Gichin Funakoshi (Fundador do Karatê-Dō)

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Heian Shodan II

Quando você fica em Shizentai (posição normal), sua forma natural, sua mente deve estar consciente das coisas em todas as direções. Em outras palavras, você não tem ideias ou direções específicas, mas sua mente está alerta. Então, no momento em que você começa, seu sentimento forte vai para o oponente à sua esquerda e seus quadris começam a se mover naturalmente. O movimento dos quadris não é girar, mas abrir para a esquerda. Mente primeiro e depois seus olhos seguem com os quadris, dando um passo e bloqueando a mão puxando-a, tudo junto. Para fazer esse movimento livremente, o pé de trás deve virar para a esquerda ao dar um passo. Em outras palavras, a perna traseira deve se conectar ao solo com o bloqueio. Se o calcanhar ou a lateral do pé de trás subir, esta não é a posição correta.

Quando praticamos Gedan-Barai, Oi-Tsuki ou "maete" (posição de preparação), lateralmente, acho que conseguimos uma compreensão muito mais clara de como executar bloqueios ou ataques no momento em que o oponente decide vir e nos destruir.

Este é um dos elementos mais importantes, imaginar os seus adversários e quando eles decidem atacar, para que você não tenha hesitações, nem movimentos desnecessários, nem hesitações entre o momento em que eles decidem iniciar a execução do bloqueio ou do ataque. Acho que não há diferença entre iniciantes e especialistas se sua mente estiver alerta. Quando sua mente acorda, qualquer pessoa pode fazer esse movimento.

Uma das partes mais difíceis, uma das diferenças entre os seniores e os juniores, é compreender como os quadris seguem a sua mente.

Para mover-se sem demora, sem movimentos parasitários, com a sensação mais forte e com a maior potência física e dinâmica, os quadris são a chave. Espero que todos gostem dos primeiros movimentos de Heian Shodan. Durante o resto do Kata, mantenha os quadris baixos o tempo todo. Em cada bloco, cada Oi-Tsuki, cada Age-Uke, mantenha os quadris baixos, quase na altura dos joelhos. Fique em pé com uma perna traseira forte, com os dedos traseiros para dentro, e mantenha o equilíbrio pesando-a principalmente com a perna traseira. Em segundo lugar, mantenha sempre o olhar no mesmo nível dos seus oponentes, para que você possa não apenas ver os oponentes à sua frente, mas também ficar atento aos oponentes daquele lado e atrás. Sua mente deve estar alerta e enquanto você faz esta forma você está sempre atento aos seus oponentes. Antes de virar, você deve sempre ter a sensação de que alguém está vindo por trás. Depois de repetir o Heian Shodan muitas vezes, seus quadris começarão a se mover naturalmente.

Tsutomu Ohshima’Sensei (Aluno direto de O-Sensei’Funakoshi)

segunda-feira, 8 de abril de 2024

Heian Shodan I

Heian Shodan era originalmente uma prática ortodoxa e deveria ser mantida exatamente como deveria ser. Esta é a forma original de Shaolin, nossa prática favorita de kata. É um kata muito autêntico e cada movimento deve ser feito e expresso com grande dinamismo e sentimento próprio.

Heian Shodan é um dos kata mais antigos, talvez com 800 a 1000 anos de idade. Escolas no sul da China e em Okinawa possuem katas muito semelhantes ao Heian Shodan. Mestre Anko Itosu, professor direto do Mestre Funakoshi, reorganizou todos os Kata da série Heian há cerca de 100 anos, para ensiná-los nas escolas de Okinawa. Mas Heian Shodan é o Kata mais antigo do Heian, tendo começado em algum lugar no Sudeste Asiático. Durante mil anos, muitos mestres praticaram este kata mais simples e, cada vez, encontravam algo diferente. Durante toda a vida eles tentaram aperfeiçoá-lo. Portanto, os instrutores devem tentar sinceramente e seriamente fazer o seu melhor, mostrando este kata e praticando com os juniores.

Quando estudamos Heian Shodan, espero que todos tenham novas experiências, um novo ponto de vista, e não “Oh! Estamos fazendo a mesma coisa de novo”. Devemos sempre tentar olhar para o kata e para nós mesmos de diferentes pontos de vista. Caso contrário, não teremos compreensão do kata. E se perdermos certa oportunidade de olhar para nós mesmos, perdemos o propósito da nossa vida.

Pensamos: “Oh! Eu conheço esse kata.” Mas não o conhecemos. Cada vez que fazemos esta forma, em cada kata, devemos encontrar certos elementos novos. Nunca devemos nos deixar sentir confortáveis. Este kata, por ser tão fundamental, é um dos kata mais difíceis, eu acho. Além disso, cada movimento deve ser ideal, realista e limpo. Cada kata deve ser unificado, com um sentimento. Devemos lembrar: ninguém consegue fazer um Heian Shodan perfeito ainda. Além disso, este é o nosso objetivo, fazer um Heian Shodan perfeito e completo. Um bloco, uma posição, cada um deve ser polido, refinado, aperfeiçoado, realista e então bonito. Esta é a prática do Heian Shodan.

Ao executar o kata, enfatize o primeiro movimento. Desde cerca de 1989 temos praticado coisas básicas paralelamente, fazendo gedan barai ou maëte (posição de preparação). Este é o mesmo movimento do primeiro movimento em Heian Shodan. Alguém que pratica Heian Shodan há muitos anos começa a perceber que este primeiro movimento é o movimento ideal em muitas direções, não apenas lateralmente. Você deve ser capaz de fazer esse movimento para frente e em todas as direções, de todos os ângulos.

Tsutomu Ohshima’Sensei (Aluno direto de O-Sensei’Funakoshi)