quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Se você “É” karateka então reflita em silêncio.

Durante esse ano de 2023:  

- Como karateka, esforcei-me com sinceridade na formação de um caráter virtuoso?

- Como karateka, me mantive firme e fiel ao “verdadeiro” caminho da razão, sem interferência do ego?

- Como karateka, esforcei-me o melhor que pude nas minhas atitudes e ações?

- Como karateka, respeitei as normas de conduta e também ao próximo?

- Como karateka, contive o meu espírito de agressão invariavelmente?

 

Então, Feliz Ano Novo!

Prof.Sylvio Rechenberg

domingo, 24 de dezembro de 2023

Novamente Natal!

Com dois mil e poucos anos celebrando o aniversário do Senhor Jesus Cristo nosso Salvador!

Feliz Natal!

Saúde e Paz!

OSS!!!

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

PRIORIDADES!

Quanto “vale” o Karatê-Dō que você pratica?

Considere todos esses benefícios listados abaixo, pois, cada um deles é trabalhado numa única aula!

Você já parou para pensar sobre isso?

 

ARTE MARCIAL

AUTODEFESA

AUTO-APERFEIÇOAMENTO

DISCIPLINA

INTEGRIDADE

AUTOCONTROLE FÍSICO MENTAL

BIO ENERGIA

CONSCIÊNCIA DA RESPIRAÇÃO

FORÇA INTERIOR

ESPIRITUALIDADE

PERCEPÇÃO

CONCENTRAÇÃO

EQUILÍBRIO

PERSISTÊNCIA

PERSEVERANÇA

AUTO-REFLEXÃO

SABEDORIA

CONSCIÊNCIA CORPORAL

HARMONIA

EXPRESSÃO CORPORAL

RELAXAMENTO DESCONTRAÇÃO

GINÁSTICA NATURAL

COORDENAÇÃO MOTORA

AMBIDESTRIA SUPERIOR E INFERIOR

EXERCÍCIOS AERÓBICOS E ANAERÓBICOS

ALONGAMENTO DINÂMICO  E LOCALIZADO

FLEXIBILIDADE ARTICULAR E MUSCULAR

MOVIMENTO REFLEXO

VELOCIDADE DE REAÇÃO

RESISTÊNCIA

HUMILDADE

CULTURA ORIENTAL

NOMENCLATURA JAPONESA


Prof.Sylvio Rechenberg

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Os alunos de O-Sensei! (Texto publicado neste blog em 2017)

Genshin ‘Motonobu’ Hironishi’Sensei, Isao Obata’Sensei, Shigeru Egami’Sensei, Tsutomu Ohshima’Sensei e Mitsusuke Harada’Sensei, foram alunos diretos de O-Sensei'Funakoshi. Masatoshi Nakayama’Sensei, Hidetaka Nishiyama’Sensei e Hirokazu Kanazawa’Sensei, também foram alunos de O-Sensei durante algum tempo em suas vidas. Portanto todos conheceram muito bem como era e como deveria ser ensinado e praticado o Karatê-Dô de O’Sensei de acordo e conforme a sua doutrina. Do mesmo modo que todos também estavam a par dos problemas que O’Sensei enfrentara para a sua correta transmissão e a devida compreensão do seu verdadeiro legado principalmente nos anos 40 em diante. Todos admitem a dificuldade política e a complexidade de aceitação de sua ideologia e do seu sistema doutrinário para a devida formação de seus alunos, em especial aos mais jovens, já naquele tempo, imaginem hoje em dia. Bem como do movimento paralelo, mesmo que a contragosto e sem autorização de O-Sensei, para os tais confrontos competitivos.

Para compreender isso melhor, dois períodos devem ser assim considerados, um antes e o outro após a segunda grande guerra mundial, juntamente com o pensamento de um homem entusiasta,  idealizador, formador e educador de pessoas, bem como do estado de espírito que se encontrava o Japão antes e depois da guerra. Tudo isso influenciou profundamente alguns acontecimentos que sucederam na história da Honorável Arte de O-Sensei’Funakoshi. Contudo, mesmo diante das grandes tribulações que aquele povo vivenciara tão intensamente, seu caráter, sua ética, seus princípios, sua dignidade e o amor incondicional pelo ser humano sempre será o mesmo, não importa a época e nem os fatos da história, pois suas virtudes são eternas! É a raiz da sua cultura, fundamentada na espiritualidade, na dignidade e na benevolência universal, tão importante e tão sagrada como a própria vida!

O que destaco aqui em alguns textos escolhidos a dedo por mim, não são as conquistas, nem os méritos de alguns dos Sensei’s de renome mundial, pois isso grande parte das pessoas já tem conhecimento, contudo, o que poucos sabem, ou talvez deixassem de atentar, é que todos que conviveram com O-Sensei’Funakoshi reconhecem unanimes que o desejo de O-Sensei, nunca, jamais foi torná-lo competitivo em qualquer aspecto ou condição! E que a ideia de expô-lo ao mundo como atualmente se observa e se propaga pela mídia sensacionalista e pelos aproveitadores inescrupulosos, pelos pseudo-professores e hipócritas de “campanha”, é totalmente diferente dos desígnios que a Honorável Arte sustenta e mantém intocável até hoje, para as futuras gerações de karatekas, mas que por ventura e se com muita "sorte" buscarem e compreenderem devidamente a “lição”!

Prof. Sylvio Rechenberg