sexta-feira, 28 de abril de 2023

Violência, o reflexo da “liberdade”! (2)

A informação e consequente formação começa no “berço”, na convivência familiar, seguindo a linha tênue na instabilidade social e passa obrigatoriamente pela desvalorização e a desautorização das autoridades da educação; gerando assim uma cultura, atuando nas formas de pensar e de agir das pessoas.

A violência é instigada continuadamente das mais diferentes formas de difusão, tanto pelos canais de lazer e entretenimento, quanto pelos exemplos e pelas falas inescrupulosas dos formadores de opinião influenciando principalmente os mais jovens, aos de caráter duvidoso, aos que vivem sem se darem conta, mas, à mercê do sistema dominante, bem como a toda uma legião de hipócritas de carteirinha!

Entre outras coisas, a exemplo, o “descomprometimento” dos meios de comunicação aberta, que deveriam atuar construtivamente na educação e na cultura do povo, trabalhando e promovendo o bem comum, a paz com dignidade e fraternidade, mas, ao invés disso:

O que importa é dar “pão e circo” ao povo:  

Distrair a população para dela obter vantagem, mantendo o “sistema” dominante a todo valor!   

Não esclarecer corretamente, mas polemizar:

Em meio as entrelinhas, sutilmente confundir as pessoas, incutindo ideias contraditórias, despertando a falácia e instigando o desiquilíbrio e o caos.

Não pacificar, mas enaltecer a confrontação:

Aflorar o ego nas pessoas, incitando a desfaçatez, “jogando lenha na fogueira”, o prazer insano nos conflitos, manipulando embates, desestabilizando a harmonia. 

Omitir os deveres, mas exigir os direitos:

Defender a prioridade dos direitos sem observar as consequências, sem considerar as responsabilidades e as obrigações, ignorando e desprezando o que vem primeiro, os deveres!

Uma óbvia manipulação de interesses!

É mais fácil, mais atrativo e mais lucrativo falar o que todos querem ouvir, criando uma pseudoliberdade na qual se pode tudo, mas onde a educação, a moral e os bons costumes para um "sistema dominante" atrapalham mais do que ajudam em mantê-los no “controle”, gerando descaminhos e em consequência disto a decorrente violência urbana.

Prof.Sylvio Rechenberg

quarta-feira, 26 de abril de 2023

Vigília de Shoto (26 de Abril) - Para refletir com a verdade!

Nesse dia 26 de abril passaram-se 66 anos do falecimento de O-Sensei’Funakoshi!

Seu nome é lembrado como o fundador do Karatê-Dō, mas, no entanto, as suas determinações e as suas orientações sobre a maneira de como deve ser praticado e da real finalidade com a prática, lamentavelmente NÃO são correspondidas pela esmagadora maioria dos “entusiastas”.

Infelizmente pela desconformidade de interesses, a omissão da informação e também pela desinformação ou distorção da informação!

OBS.: Se “ALGUÉM” tiver interesse em saber mais sobre estes FATOS, acessem 2008 no nosso Blog Educativo, tudo está lá!

http://shotokan-ortodoxo.blogspot.com/2008/

O-Sensei'Gichin Funakoshi em 1955

terça-feira, 18 de abril de 2023

Violência, o reflexo da “liberdade”! (1)

A violência, tanto física, mas principalmente a “psicológica”, cresce desenfreadamente, estimulando que as pessoas se julguem melhores, umas mais do que as outras, em todos os sentidos, e assim tornando-as reféns e dominadas por um sistema de “interesses” que se beneficia direta e indiretamente do caos generalizado, da desigualdade social, das discórdias, dos modismos desacerbados, da libertinagem, da imoralidade, da perversidade, da inversão dos valores. Fomentando o ódio, a cólera, a vingança, a degradação dos deveres nos mais diferentes aspectos, maculando a racionalidade, enaltecendo a idolatria e o culto ao corpo e assim por diante, “ MAS”, garantindo a cobiçada audiência desejada, tanto  na TV aberta quanto nas redes digitais, e obviamente a “popularidade” desse “mercado do ego”!

Basta observar o que entra nos lares, sem licença: no “sutil” conteúdo das novelas, nas entrelinhas das letras de “músicas”, o atraente “terrorismo” dissimulado e as falsas informações nas mídias digitais, o sensacionalismo escrachado nos telejornais, a comercialização da “espiritualidade”, a sutil distorção e a manipulação da fé entre a cristandade, a desqualificação de muitos “políticos” e de seus eleitores, a cultura do “levar vantagem em tudo”, a irresponsabilidade com os deveres individuais, a inobservância e a inoperância das leis e as suas desatualizações.

Juntamente com o crescente gosto por tudo que “destrói”, desde as barbáries dos “vale tudo”, até os “estimulantes nocivos”, dragon ball, mortal kombat, entre outros, sem falar dos inúmeros desenhos animados  “modernos” que de “animado” não tem nada!

Infelizmente o que inúmeras pessoas se sentem atraídas e impulsionadas em acompanhar, assistindo, escutando e compartilhando com outras pessoas.

Um mundo paralelo e de fácil acessibilidade, que se mistura com a realidade pessoal, com os problemas e as fantasias de cada um, satisfazendo e contagiando as mais diferentes camadas sociais, influenciando e ditando ações que no mundo real são inaceitáveis, inadmissíveis e criminosas!      

Contudo, tais conteúdos atendem perfeitamente as expectativas de uma promissora e "generosa" fatia de mercado, “sedenta” por violência.

E como a televisão e o rádio são os principais modelos, influenciadores na formação e na cultura do povo, certamente está se ditando uma forma de conduta, na qual se manifesta uma clara predisposição em se comportar e de pensar conforme o que ali se diz, se mostra e se tenta incutir na cabeça destas pessoas, principalmente as carentes de estima.

Assim, quanto maior o conflito, maior a “satisfação” para quem vive pela "emoção" da desgraça alheia. 

Um prato cheio para obter vantagens, fama, fortuna e poder!

Atentai enquanto ainda há tempo!

Prof.Sylvio Rechenberg

sábado, 8 de abril de 2023

Páscoa 2023!

Faz lembrar do significado e nos permite agradecer a obra do Senhor Jesus Cristo, Senhor dos exércitos, Príncipe da Paz! Faz prestar toda Honra e toda Glória ao nosso Senhor e Salvador, que passou da morte para a vida eterna!

Feliz Páscoa!