sexta-feira, 28 de agosto de 2020

A quem merece!

No Karatê-Dō de O-Sensei’Funakoshi existem cinco(5) níveis de “Dan”. Cada degrau na ascendência destes níveis de formação tem seus atributos e suas responsabilidades conforme rege a sua doutrina. Ao estabelecê-la como “Via”, “Caminho”, O-Sensei’Funakoshi determinou que fosse concedido e reconhecido o 5° Dan como o nível mais elevado da sua ordem, e assim foi feito.

Tomei a liberdade de expor aos leitores uma reflexão sobre as palavras de O-Sensei ao se referir sobre o “homem da Via (Caminho)”:

O’Sensei:  “Quando o estudante alcançar o 1°Dan inclina a cabeça, em sinal de reconhecimento!”

Reflexão: Sua compreensão da arte chegou ao ponto de observar e perceber em si mesmo uma transformação extraordinária, capaz de torná-lo mais seguro, prudente e esforçado.

O’Sensei:  “Quando o estudante alcançar o 2°Dan inclina-a ainda mais, em sinal de humildade!”

Reflexão: Sua compreensão da arte o fez perceber que em seu coração não existe lugar para dois caminhos e que somente um o fará digno, merecedor e sincero.

O’Sensei: “Quando o estudante receber o diploma de 3°Dan, baixa a cabeça até ao chão, confuso, e sai discretamente; a tal ponto mede agora a distância que o separa da verdadeira perfeição!”

Reflexão: Sua compreensão da arte agora já não se limita mais as suas necessidades, não se sujeita as imperfeições de um ego mundano, não se deixará iludir pela expectativa de sucesso, mas, na grandeza de um caráter imaculado, se esforçará ainda mais, e com uma sensação de profunda gratidão se basta, se torna parte do “Caminho” e segue adiante...


Prof. Sylvio Rechenberg

Texto original de O-Sensei na íntegra publicado neste blog em 2011.

http://shotokan-ortodoxo.blogspot.com/2011/10/o-homem-da-via-por-osensei.html

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Graduação?

Uma lamentável maioria nunca deveria ter sido autorizada e muito menos aprovada em “sabatinas” (exames de grau)!

Viraram meras formalidades promocionais para manter o aluno na academia, um incentivo, um agrado, pura bajulação de interesses!

Digo isso por experiência vivencial ao longo desses 38 anos dedicados na formação e na qualificação de entusiastas, muitos deles aloprados aventureiros e turistas de “carteirinha”.

Primeiramente pelo comportamento adequado de um “karateka”, comportamento esse que lhe capacitaria a sustentar e dignificar tal privilégio. (Humildade e Comprometimento). Karatê-Dō é Prática!

Segundo, pela grande responsabilidade que cabe ao aluno em honrar e cultivar esta nobre e “conceituada” classificação. (Conscientização e Valorização). Sem “maturidade” NÃO existe responsabilidade!

E terceiro pela compreensão do caráter virtuoso e ilibado do Karatê-Dō de O-Sensei’Funakoshi que é a pedra angular da prática correta, construtiva e vitalícia. (Amor pela Paz verdadeira). Combater o “ego”!

Prof.Sylvio Rechenberg

sábado, 8 de agosto de 2020

A "Questão!"

Sozinho, quantas vezes na semana você executou seu Kata? 
Praticar é preciso, aprender isso, é pra poucos!

Prof.Sylvio Rechenberg