segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

A "Força"!

A Honorável Arte de O-Sensei’Funakoshi pode ser praticada em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer tempo, não precisa de local nem de ninguém e de nenhum material para ser praticada. Ela é tão extraordinária que pode ser cultivada ao longo da vida sem nunca precisar de nada além da tua própria inspiração em praticá-la.

Contribuindo para o desenvolvimento e o amadurecimento construtivo na formação do caráter, e na manifestação de uma "força" interior que nunca enquanto vida irá deixar de existir!

Mas isso só vai depender de ti e de ninguém mais!  

Prof.Sylvio Rechenberg        

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Natal 2020!

Este ano foi diferente com mudanças repentinas e comportamentos desiguais, cada um de muitos se achando mais capaz. É quando assim de repente vem o Natal que também traz mudanças e comportamentos desiguais, mas enquanto o ano teve conflitos o Natal tem a Paz! O que mais me apaixona é que o motivo que o Natal traz consigo nunca muda é imutável, invariável e absoluto, pois é tudo que um coração precisa independente do tempo e da razão, o que ali importa é a “Palavra”, única e tão somente e que se fez “gente” a 2.000 anos atrás! 

Feliz Natal!                                                                       

Prof.Sylvio Rechenberg

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Pense em não perder!

Com o passar dos anos enquanto muitos descobrem que o “Caminho” do Karatê-Dō  de O-Sensei’Funakoshi é vitalício, gerando frutos se cultivado correta e continuadamente, outros, por sua vez atestam com sua indiferença que nada tem em comum com o “Caminho” é assim também na vida, enquanto uns lutam por ela, outros são indiferentes e o que fazem é brincar de “lutar”!

Prof.Sylvio Rechenberg

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

História (Arquivo Shotokan Blumenau)

Curso c/ Sadamu Uriu'Sensei em 1996 (Blumenau)

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Sadamu Uriu'Sensei (どうもありがとうございました)

Sadamu Uriu’Sensei já não se encontra entre nós!

Foi um “Samurai”!

Tive a honra de tê-lo conhecido, por ele orientado e por ele ter sido sabatinado em 1996!

Ele pertencia à raríssima casta de Sensei's que ainda “honravam” o bom nome do Karatê-Dō!

Penso que em algum lugar no céu infinito ele irá se juntar com os demais!

Que Deus o tenha!

OSS!!!

Prof. Sylvio Rechenberg

Sadamu Uriu'Sensei

sábado, 28 de novembro de 2020

O "saber"!

Quando O-Sensei’Funakoshi com seus 89 anos de idade e uma vida inteira dedicada ao seu amado Karatê-Dō, já em seu leito de morte e junto daqueles poucos em que mais confiava, ele comentou: “....E logo agora em que começo a compreender o verdadeiro significado de um TSUKI”!

Então fico pensando, no Karatê-Dō como é vergonhosa e sem o menor sentido a "nossa" presunção em "saber"!

Prof.Sylvio Rechenberg

O-Sensei

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Um processo vitalício!

A Honorável Arte de O-Sensei’Funakoshi é como o oceano, o tempo todo as ondas o levam até a praia é um processo que desde a fundação do mundo tem se repetido e continuará assim por séculos e séculos afora. É como devemos observar as lições que vivenciamos desde o dia em que começamos essa jornada, e assim ano após ano vida afora...

Prof.Sylvio Rechenberg

domingo, 8 de novembro de 2020

"Vasto potencial"

“Eu sou um estudante de Karatê-Dō. Em minhas aulas só conto aos outros estudantes, às coisas que aprendi. Acredito que o Karatê-Dō é um processo de aprendizagem constante e penso que quanto mais aprendo sobre a arte, mais ignorante de seu vasto potencial eu me torno!”

Isao Obata’Sensei (Aluno de confiança de O-Sensei).

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

24h por dia!

A prática da Honorável Arte está a disposição 24h por dia, está bem visível é só saber "observar", pratique-a com o "coração" e nunca, nunca em toda a tua vida irá parar!

Prof.Sylvio Rechenberg

domingo, 18 de outubro de 2020

"Kata" veredas!

Tem gente que decora inúmeros Kata e se vangloria por imitar a sua feitura, outros querem aprender os que são mais realizados em competições esportivas, tem os que tentam aprende-los somente para as sabatinas, também tem aqueles que querem executá-los por pura exibição, ou aqueles que querem aprender acreditando que quanto mais performance souberem imitar mais sabidos da arte se tornarão, tem aqueles que se lembram em praticar só quando estão diante de um evento qualquer ou quando são cobrados para os executarem, tem aqueles que depois que os conhecem perdem totalmente o interesse em praticá-los, tem os que se preocupam com a técnica e se esquecendo da essência, tem os que não mantem nem um vinculo com esta prática muito menos os praticam com o coração. Tudo o que ali se faz, ali mesmo se desfaz e em nada os transforma, em nada os traz a luz, em nada se agrega além é claro de um punhado de técnicas que chamam de "Kata"!

 Prof.Sylvio Rechenberg

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

A "reprovação".

(..."Se um grau superior ensinava kumite enquanto O'Sensei estava presente, ele (O'Sensei) desinteressava-se pela classe e olhava para fora da janela "é assim que nós sabíamos que O'Sensei reprovara!".)

Mitsusuke Harada’Sensei (aluno direto de O-Sensei)

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

"Apontamentos"

A leitura atenta dos vinte princípios do Karatê-Dō de O-Sensei’Funakoshi, o Niju-Kun é extremamente importante, torne isso um hábito, leia e releia estes apontamentos regularmente!

A prática deve estar focada e embasada nestas normas de conduta, sem as quais perde-se o verdadeiro propósito para o qual o Karatê-Dō foi criado.

Aprende-lo e cultiva-lo é uma habilidade que somente alguns poucos conseguem  ao longo da vida! São aqueles justamente que compreenderam a doutrina!

Enquanto uns lutam para ganhar, outros lutam para "nunca perder”! O Karatê-Dō é para todos, mas nem todos são para o Karatê-Dō!

 

Prof.Sylvio Rechenberg

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Gratidão!

A cada novo amanhecer temos diante de nós o grande mistério e a Graça do Altíssimo a nosso dispor! Do que mais precisamos, senão a riqueza por estarmos "caminhando"? Cabe-nos zelar pelo "Caminho" que percorremos todos os dias!

Prof.Sylvio Rechenberg

terça-feira, 8 de setembro de 2020

O "Dever"!

É imprescindível observar o que se vivencia ao longo do tempo considerando uma série de fatores, de qualidades,  de capacidades, de virtudes e de atitudes determinantes conforme os princípios que regem a doutrina de O-Sensei’Funakoshi! Compreender  como isso favorece, acrescenta e se manifesta positivamente no nosso dia a dia requer sensibilidade, paciência, dedicação, abnegação, comprometimento e absoluta fidelidade!

Prof.Sylvio Rechenberg

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

A quem merece!

No Karatê-Dō de O-Sensei’Funakoshi existem cinco(5) níveis de “Dan”. Cada degrau na ascendência destes níveis de formação tem seus atributos e suas responsabilidades conforme rege a sua doutrina. Ao estabelecê-la como “Via”, “Caminho”, O-Sensei’Funakoshi determinou que fosse concedido e reconhecido o 5° Dan como o nível mais elevado da sua ordem, e assim foi feito.

Tomei a liberdade de expor aos leitores uma reflexão sobre as palavras de O-Sensei ao se referir sobre o “homem da Via (Caminho)”:

O’Sensei:  “Quando o estudante alcançar o 1°Dan inclina a cabeça, em sinal de reconhecimento!”

Reflexão: Sua compreensão da arte chegou ao ponto de observar e perceber em si mesmo uma transformação extraordinária, capaz de torná-lo mais seguro, prudente e esforçado.

O’Sensei:  “Quando o estudante alcançar o 2°Dan inclina-a ainda mais, em sinal de humildade!”

Reflexão: Sua compreensão da arte o fez perceber que em seu coração não existe lugar para dois caminhos e que somente um o fará digno, merecedor e sincero.

O’Sensei: “Quando o estudante receber o diploma de 3°Dan, baixa a cabeça até ao chão, confuso, e sai discretamente; a tal ponto mede agora a distância que o separa da verdadeira perfeição!”

Reflexão: Sua compreensão da arte agora já não se limita mais as suas necessidades, não se sujeita as imperfeições de um ego mundano, não se deixará iludir pela expectativa de sucesso, mas, na grandeza de um caráter imaculado, se esforçará ainda mais, e com uma sensação de profunda gratidão se basta, se torna parte do “Caminho” e segue adiante...


Prof. Sylvio Rechenberg

Texto original de O-Sensei na íntegra publicado neste blog em 2011.

http://shotokan-ortodoxo.blogspot.com/2011/10/o-homem-da-via-por-osensei.html

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Graduação?

Uma lamentável maioria nunca deveria ter sido autorizada e muito menos aprovada em “sabatinas” (exames de grau)!

Viraram meras formalidades promocionais para manter o aluno na academia, um incentivo, um agrado, pura bajulação de interesses!

Digo isso por experiência vivencial ao longo desses 38 anos dedicados na formação e na qualificação de entusiastas, muitos deles aloprados aventureiros e turistas de “carteirinha”.

Primeiramente pelo comportamento adequado de um “karateka”, comportamento esse que lhe capacitaria a sustentar e dignificar tal privilégio. (Humildade e Comprometimento). Karatê-Dō é Prática!

Segundo, pela grande responsabilidade que cabe ao aluno em honrar e cultivar esta nobre e “conceituada” classificação. (Conscientização e Valorização). Sem “maturidade” NÃO existe responsabilidade!

E terceiro pela compreensão do caráter virtuoso e ilibado do Karatê-Dō de O-Sensei’Funakoshi que é a pedra angular da prática correta, construtiva e vitalícia. (Amor pela Paz verdadeira). Combater o “ego”!

Prof.Sylvio Rechenberg

sábado, 8 de agosto de 2020

A "Questão!"

Sozinho, quantas vezes na semana você executou seu Kata? 
Praticar é preciso, aprender isso, é pra poucos!

Prof.Sylvio Rechenberg

terça-feira, 28 de julho de 2020

Ao reverenciar.

Antes de se curvar diante do retrato de O-Sensei’Funakoshi no local onde você pratica reflita sobre o que ele se "opunha terminantemente" implicando na expulsão de alunos do seu Dōjo e lembre o que foi determinado por ele para ser a prioridade e o foco principal de sua Honorável Arte.

Prof.Sylvio Rechenberg

sábado, 18 de julho de 2020

O ERRO!


Um  GRANDE  ERRO é comparar o Karatê-Dō de O-Sensei’Funakoshi a um esporte de competição, uma prática que visa ganhar medalhas, troféus e afins! O Karatê-Dō “É” um “Caminho” que tem como objetivo alcançar a grande Paz, superando os conflitos interiores, entre os quais se destaca a vontade de ser mais e melhor do que os outros revelando aí uma clara demonstração de inferioridade, frustração e cobiça frutos de um ego mal resolvido, mesquinho e decadente. O Karatê-Dō de O-Sensei’Funakoshi parte da premissa de que todos temos dentro de nós um lado sombrio, nocivo para a nossa curta existência. Portanto é preciso lutar, se auto aperfeiçoar todos os dias buscando evoluir como ser humano, com bom caráter e um senso de “razão” mais apurado que nos permita olhar os outros “NÃO COMO ADVERSÁRIOS”, mas como uma extensão de nós mesmos tornando-nos assim cada vez mais pacíficos, mais agradecidos, mais solidários, alcançando uma plenitude que nos permita enxergar muito mais além do que aquilo que se “vê” ou se acredita “ver”!

Prof.Sylvio Rechenberg

quarta-feira, 8 de julho de 2020

Consciente!

Karatê-Dō é um “Caminho de vida”, se você praticá-lo para ser melhor que os demais a vida lhe trará muitos conflitos. Contudo se você praticá-lo eliminando os conflitos a vida lhe trará Paz em abundância!

Prof.Sylvio Rechenberg

domingo, 28 de junho de 2020

Aprender a " lutar ".

Todo “Caminho” que leva ao "conflito" cada vez mais se distancia da “Paz”; todo "Caminho" que leva a "Paz" cada vez mais se distancia do “conflito”! No Karatê-Dō aprende-se a "lutar" para “não lutar”!

Prof.Sylvio Rechenberg

quinta-feira, 18 de junho de 2020

"O propósito do Karatê-Dō"

“ Gichin Funakoshi’O-Sensei era um defensor dos aspectos espirituais do Karatê-Dō e insistiu muito mais sobre eles do que sobre técnicas de combate. Além disso, ele sempre praticava o que ensinava. Se ele estivesse vivo hoje e visse o que aconteceu com o Karatê-Dō, o que ele pensaria? ”
“Aqueles que são seguidores rigorosos do Karatê ortodoxo como uma arte de defesa, devem fazer de tudo ao seu alcance para garantir que o Karatê-Dō  possa ser praticado na direção certa e que o seu lado espiritual seja compreendido em toda a sua dimensão.”
“...No Karatê-Dō, não existem homens fortes ou fracos. A essência desta arte é uma cooperação mútua. Este é o propósito do Karatê-Dō!”

Shigeru Egami'Sensei (aluno direto da confiança de O-Sensei'Funakoshi)

  Shigeru Egami'Sensei

segunda-feira, 8 de junho de 2020

” Não existe competição no Karatê-Dō! ”

“...A prática, eu digo sempre, é pensar, imaginar e expressar os ensinamentos de nossos anciãos.”

“...A verdadeira prática não está em fazer exercícios no Dōjo. No Extremo Oriente (incluindo o Japão), há um ditado: "Soku Ze Dōjo", que significa "onde quer que se esteja e em qualquer momento, cada momento é de um ano e cada lugar é um Dōjo".”

“...Quanto aos detalhes da técnica, é completamente normal que não seja perfeita ainda, mas a técnica pode melhorar com o tempo e bons conselhos; este não é um problema fundamental. A chave é o ESPÍRITO, a atitude.”

“...A mais de meio século atrás, o "Karatê" de O-Sensei’Funakoshi passou de "Karatê-Jutsu", para o " Karatê-Dō ", “...Pense e volte naquele tempo novamente e reflita sobre as palavras do nosso mestre: ”Não existe competição no Karatê-Dō!”.”

“...Para alcançar a verdade absoluta, precisamos caminhar juntos para formar um mundo acima da “luta”(conflito), com uma prática sincera e ardente que irá abrir o “Caminho” do Karatê-Dō não como uma arma de morte, mas como uma arma de vida!”

Shigeru Egami’Sensei (aluno direto de O-Sensei) 

quinta-feira, 28 de maio de 2020

“karatekas fake”!

Grande parte dos que se dizem “praticantes” de Karatê-Dō são meramente entusiastas aloprados e hipócritas de carteirinha!

Isso se constata claramente na situação atual que passamos, onde se faz necessário um  distanciamento social e consequentemente a limitação e a suspensão de diversas atividades e eventos de caráter lúdico e de entretenimento, típicos do mundo ocidental.

E é justamente nestas horas que o Karatê-Dō se destaca e mostra toda sua “riqueza” e a dimensão das qualidades que proporciona.

No entanto a grande maioria afirma não ter onde praticar ou que não tem um parceiro de treino e até confessam sua falta de “animo e a falta de motivação”.

Ora, que tipo de “karateka” é esse que precisa ter alguma “motivação”? Que tipo de “praticante” é esse que precisa de um espaço especial ou de mais alguém para treinar?  O que será que aprendeu com o seu “sensei”?

Onde anda a disciplina, a responsabilidade na manutenção do conhecimento adquirido na prática, o comprometimento com os princípios fundamentais que falam sobre isso, o envolvimento e a correta compreensão sobre o assunto?

O Karatê-Dō é para todos, mas nem todos são para o Karatê-Dō!

Prof.Sylvio Rechenberg

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Reflita!

Como está a “SUA” prática, você está empenhado na SUA "obrigação" enquanto karateka?

Faça-se valer!

Prof.Sylvio Rechenberg

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Lembrando sempre!

Quando nos referimos a Honorável Arte, o Karatê-Dō de O-Sensei’Funakoshi, devemos sempre nos lembrar do estado de coisas que influenciaram ao “Fundador” na sua busca em relação com a prática! Já desde a tenra idade com a saúde bastante debilitada teve início a sua longa doutrinação. Na idade adulta passou pela tribulação da grande guerra, os bombardeamentos sobre Tóquio e a destruição completa da sua residência bem como da sua escola e naquele mesmo ano a dor da perda do filho. Viveu tempos difíceis em condições precárias ao lado da esposa e logo depois a morte da mesma. Como se não bastasse, desde os anos 40, O-Sensei’Funakoshi teve de enfrentar as lastimáveis e “vergonhosas” pressões por parte de alguns grupos em tentar descaracterizar a sua obra para transformá-la num reles esporte de competição, contrariando inteiramente a sua ideologia formativa e a sua filosofia vivencial voltada exclusivamente à construção do “Ser” e a busca constante e permanente pela contenção dos conflitos; manteve-se fiel, ético e incorruptível até o seu último dia de vida, determinando valores!

Prof.Sylvio Rechenberg

" Valores "

É nas horas conflitantes, como no isolamento desta pandemia, no distanciamento, na solidão, no medo, na incerteza, na ansiedade, na depressão, na dúvida, na inquietação, na fraqueza, na limitação, onde se constata verdadeiramente como somos insignificantes, egoístas, estúpidos, insensíveis, como somos movidos pelas nossas próprias vontades e assim completamente dominados por elas e a mercê de uma realidade na qual não estamos preparados para enfrentar. Experimentamos das nossas próprias aflições e das iniquidades e constatamos a balança dos “valores” em nossas vidas e nos é dado uma chance para refletirmos até quando os queremos manter nesta mesma ordem! 

Prof.Sylvio Rechenberg

terça-feira, 28 de abril de 2020

“ Inquestionável discordância! ”

Seis meses antes da sua morte, em 13 de outubro de 1956 O-Sensei’Gichin Funakoshi finalizou o prefácio da segunda edição do seu famoso livro intitulado ( Karatê-Dō Kyohan ), a “bíblia” do “Shotokan”.  Deixando registrado com suas próprias palavras o seu profundo sentimento de tristeza e súplica, revelando ali claramente sua percepção sobre os desígnios equivocados da arte e se mostrando completamente decepcionado quanto ao futuro obscuro e temeroso do seu amado Karatê-Dō. Escreve com um lamento no coração quando se refere ao: " quase irreconhecível estado espiritual a que chegou o mundo do Karatê  " e faz um apelo quase desesperador quando escreve:  “...a quem possa compreender os seus anseios profundos (...) de forma a completar os objetivos do seu trabalho ". Essas palavras reveladas por escrito pelo próprio fundador deixam bem claro e evidente sua total e “inquestionável discordância” com o que se transformou a Honorável Arte o Karatê-Dō de O-Sensei’Funakoshi!

Prof.Sylvio Rechenberg

domingo, 26 de abril de 2020

Vigília de “Shoto” (2020)

sábado, 18 de abril de 2020

Imunidade?!

Tempos difíceis para todos nós, tempos de aflição, insegurança, medos, tempos de reavaliação!
O que temos feito para nos proteger "destas coisas", o que temos feito para proteger aos demais?
Onde anda a nossa cabeça? Nos ganhos, nos louros, no poder, nas vantagens, nas aquisições, nas aparências, nas “emoções”, ou na dignidade, na honestidade, na sabedoria, na sinceridade, na saúde, na espiritualidade?
Quem somos, para onde queremos ir, qual a meta, a prioridade, o que pretendemos agindo como agimos, o que vale se valer do que na verdade não vale o que pensamos ter esse valor?
Em quem confiamos, no que acreditamos, em quem nos inspiramos, quem é o nosso norte o porto seguro?
Infelizmente do “homem do mundo" nada se pode esperar, a história está ali para contar e comprovar!
Mas na "resposta" sim, pois ainda é a mesma e se encontra no mesmo lugar, onde sempre esteve e onde sempre imutavelmente estará!

Prof.Sylvio Rechenberg

domingo, 12 de abril de 2020

Feliz Páscoa!

Sinta-se grato (a), sinta-se de fato inteiramente grato (a) por existir e ter a oportunidade de experimentar esta gratidão que é pessoal e permanente!

Prof.Sylvio Rechenberg

sexta-feira, 10 de abril de 2020

"Consumação"!

Dia de profunda reflexão sobre ações e intenções!
Sobre sacrifício, sobre extrema dor e sofrimento, sobre julgamentos e conceitos!

“ Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.”

1 Pedro 2:24

quarta-feira, 8 de abril de 2020

PRATIQUE KATA!

Aproveite o seu tempo também durante a pandemia que o mundo vivencia, e nestes momentos de aflição, nestas intermináveis horas de espera e reflexão, de recolhimento interior, persevere e pratique o Kata! Ao praticar, lembre-se, você é aquilo que faz! Você é único (a) e ninguém além de você mesmo (a) vai poder mudar algo em ti se você não tiver disposto (a) a mudar! Manifeste-se através do Kata, liberte-se,  procure compreender os sentimentos e também as infindáveis inquietações que te atormentam e busque sempre pela Paz! Ao externar uma ação lembre-se, existe a outra mão que recolhe e que controla, que traz para junto de ti a capacidade da escolha e a justa condição de refletir antes de agir. E ao agir, questione-se sempre em função do que você age, seja o que for que você defende ou que ataca durante a pratica do Kata, saiba que o fruto das tuas ações transformarão para mais ou para menos aquilo que você busca atingir no verdadeiro “Caminho” da razão de O-Sensei’Funakoshi!                          

Prof.Sylvio Rechenberg

sábado, 28 de março de 2020

"Prática, Prática, Prática!"

A Grande Paz que cada um de nós busca dentro de si ao praticar o Karatê-Dō de O-Sensei’Funakoshi é pessoal e tende a se fortalecer com o passar dos anos conforme o "amadurecimento na prática" e na compreensão destas ações. Esta mesma prática só terá valor, gerando benefícios, boas realizações, sabedoria e longanimidade, naqueles que carregam no coração o verdadeiro conceito de “Vazio” que O-Sensei tanto prezava!

Prof.Sylvio Rechenberg

O-Sensei e Yoshitaka Funakoshi'Sensei

quarta-feira, 18 de março de 2020

Sem rumo!

Muitas pessoas nunca irão conhecer o verdadeiro Karatê-Dō de O-Sensei’Funakoshi  por não terem a mínima noção do que é nem do seu potencial, seu real objetivo e o seu grande valor. Acredito que muitos destes desinformados se tivessem a oportunidade de conhecer melhor esta prática extraordinária seriam transformados de tal maneira que jamais iriam parar de pratica-lo. Já outros porem ao conhecê-lo verdadeiramente iriam abandona-lo como se abandona a vontade de lutar por algo que para se beneficiar  é necessário “buscar” a cada novo dia durante uma vida inteira!

Prof.Sylvio Rechenberg

domingo, 8 de março de 2020

Expressão!

A primeira lição que devemos observar ao praticar Kata é o “vazio”(sem vaidade) no coração;
Ao constatar este vazio a mente estará devidamente preparada;
Com a mente preparada o corpo poderá agir;
Mente e corpo dão a forma;
Mas somente o espírito é que dará vida!

Prof.Sylvio Rechenberg

Yoshitaka/Gigō Funakoshi'Sensei

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Essência!

A Paz começa onde termina o conflito, lute pela Paz!

Prof.Sylvio Rechenberg 

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

O-Sensei


sábado, 8 de fevereiro de 2020

"Força Oculta"

A “autodefesa” é o objetivo elementar do “Karatê-Dō tradicional”. Entenda-se autodefesa como a forma de se manter vivo e consciente frente às inúmeras circunstancias que coloquem em risco a integridade física, a saúde mental e a espiritualidade do “ser humano”. Aprende-lo requer muita humildade, uma determinação indômita em absorvê-lo, mas também e invariavelmente um estado mental e espiritual adequados para compreendê-lo e pratica-lo corretamente ao longo de toda uma vida. O “espírito de sobrevivência” é que é o fator determinante, é ele quem vai definir se você esta qualificado para aprendê-lo ou se esta iludido pelos feitos mirabolantes e as tolas fantasias que são mostradas nos meios de comunicação, ou ainda se você é daqueles que desejam ser atletas para colecionar títulos e ganhar fama à custa dos outros como prega a mídia dos modismos e uma grande parte dos pseudo “professores” de hoje em dia. A questão é que para ser um karateka de verdade não adiante você dar saltos mortais como os acrobatas, ter pernas de “bailarino” e dar chutes bonitos, puxar ferro como os fisiculturistas, decorar uma variedade de Kata, executar quebramentos, correr quilômetros por dia, fazer milhares de abdominais se empenhando fervorosamente em tudo isso, contudo, ignorando o que é primordial e fundamental para um praticante de Karatê-Dō, manter a tua mente de “principiante” (pura) e o teu espirito “incorruptível”! Então quando se vê alguém franzino, “aparentemente” sem as capacidades que o mundo ocidental prioriza, superar os seus próprios limites e quebrar as amarras do ego vencendo a si mesmo e alcançando a plenitude do “Ser”, o mundo atônito comprova a verdadeira essência que esta por detrás de todas as extraordinárias e autenticas artes marciais do oriente!

Prof.Sylvio Rechenberg

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Kata diário!

Siga adiante, sinta-se consciente e presente em cada parte do teu “Caminhar”.
Milhões já o repetiram, já vivenciaram sua feitura porem também já o esqueceram.
Outros muitos o compreenderam e fortaleceram a sua essência.
Alguns, nele se encontram e se unificam se transformam, se atentam se inspiram e se educam.
Tenha a certeza de que cada vez que o praticas alguma coisa se move dentro de ti.
Kata é uma parte de ti num todo em movimento.
A vida que se manifesta nele, em ti refletirá ao longo do tempo.
Faça do Kata um “mantra em movimento” e aprenda algo novo a cada vez que o despertardes.

Prof.Sylvio Rechenberg

sábado, 18 de janeiro de 2020

O doutrinamento!

Trabalhe nas tuas qualidades construtivas e nas tuas virtudes do caráter, elas se encontram em essência na capacidade de se auto aperfeiçoar continuamente buscando um estado de Paz interior que em verdade é a base para uma vida plena, segura e feliz. Enquanto a busca pela disputa leva ao conflito, a busca pela harmonia leva à Paz! A “Paz interior” é o foco do “Caminho” de O-Sensei’Funakoshi, aquele que se desvia do foco se desvia do “Caminho”!

Prof.Sylvio Rechenberg

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Karatê ≠ desporto

O desporto é um "jogo"; a filosofia Budō, o Karatê é ganharmos de nós mesmos!
O desporto é apenas ganhar ao teu adversário!

Hirokazu Kanazawa’Sensei