Resumos e compilação:
"Naquela época o Japão passava por momentos de grande nacionalismo, de modo que o Karatê-Dô que veio de Okinawa era menos considerado que o Judo e o Kendo, que eram as artes marciais tradicionais da época. Depois de estudar alguns livros e de irmos para o estrangeiro, percebemos que toda a região do mundo islâmico e budista tem características semelhantes ao Karatê-Dô, pois visam à busca da verdade por meio da prática através do corpo. Esta arte e a religião mantem uma estreita simbiose. Além disso, nos tempos antigos e a partir do confronto entre as tribos, surgiram diferentes tipos de lutas que com o tempo foram se especializando ate chegar o momento de sua introdução no Japão. Sua posterior evolução aconteceu através do esforço de O’Sensei-Gichin Funakoshi e do seu filho Yoshitaka’Sensei juntamente com seus alunos mais antigos."
"Naquela época o Japão passava por momentos de grande nacionalismo, de modo que o Karatê-Dô que veio de Okinawa era menos considerado que o Judo e o Kendo, que eram as artes marciais tradicionais da época. Depois de estudar alguns livros e de irmos para o estrangeiro, percebemos que toda a região do mundo islâmico e budista tem características semelhantes ao Karatê-Dô, pois visam à busca da verdade por meio da prática através do corpo. Esta arte e a religião mantem uma estreita simbiose. Além disso, nos tempos antigos e a partir do confronto entre as tribos, surgiram diferentes tipos de lutas que com o tempo foram se especializando ate chegar o momento de sua introdução no Japão. Sua posterior evolução aconteceu através do esforço de O’Sensei-Gichin Funakoshi e do seu filho Yoshitaka’Sensei juntamente com seus alunos mais antigos."
"Antigamente, na parte leste do
Japão, com o centro em Tóquio, praticava-se o Karatê-Dô de O'Sensei-Funakoshi.
Na parte oeste, com o centro em Osaka praticava-se o estilo de Mabuni'Sensei.
Como este sensei tinha uma idade inferior à de O'Sensei Funakoshi, sentia por
ele um profundo respeito. E Miyagi'Sensei concentrava sua influência em
Okinawa."
"Para difundir o Karatê-Dô se
estudou um tipo de Kumite livre que somente se realizava nas demonstrações. Com
o tempo este tipo de Kumite começou a ter outro caráter, que se afastava da
ideia de Budô! Em 1940,
O'Sensei-Funakoshi o proibiu, e em 1941 ratificou esta proibição, chegando
inclusive a dizer aos seus alunos que se eles participassem de campeonatos
seriam expulsos! Naqueles anos, o nacionalismo estava prestes a começar uma
guerra, era uma atmosfera muito agressiva, da qual O'Sensei queria resguardar
seus alunos. Mas entre amigos e como forma de estudo ele permitia, mas nunca
com o objetivo de ganhar campeonatos!"
(Com relação à divisão e a
separação da escola de O´Sensei): "O principal
motivo foi o desejo de alguns professores para desenvolver dentro do Karatê-Dô
a ideia de esporte!"
A raiz da confusão produzida
durante e depois da guerra, foi que surgiram novos estilos influenciados pela
imagem da "mudança e modernização" que eclodiu no país. Eram
modalidades que atraiam a juventude pelo forte caráter desportivo e competitivo
tão em voga naquelas circunstâncias.
No Budô, tecnicamente se
transforma o "ataque" para "nenhum ataque".
No desporto é ensinado para obter
a vitória.
No Budô ensina-se o conceito de
"perder", o que não significa absolutamente, deixar-se vencer ou
entregar-se, mas a questão se constitui em uma forma de aprender a
transcender da vitória ou da derrota, superando o egoísmo, a única forma de ser
"um" com o oponente."
"Com o passar do tempo ao longo
dos anos, cada vez eu gosto mais do Karatê-Dô! À medida que aumenta a minha
idade eu compreendo as coisas com mais profundidade. Quando comecei, queria ser
forte para lutar. Depois compreendi que não precisa muita técnica para lutar. A
maioria dos jovens querem ser fortes e lutar; os instrutores devem respeitar
este sentimento de seus alunos, mas educá-los e guiá-los adequadamente. Com o
tempo e a prática, compreenderão o sentido correto.
Como resultado final da prática
(Keiko) de Karatê-Dô, chega-se ao objetivo do Budô que deve ser a obtenção de
um espírito de “não-resistência”, espírito sem fins lucrativos (mushotoku),
buscar a união, a unidade ..."
"Temos que buscar a mesma relação
que existe entre mãe e filho; mesmo quando a criança machuca a mãe, ela não a
odeia por isso. Já entre os homens, enquanto um golpe não ferir não existirá
nenhuma raiva; quando machucar, haverá raiva! Observe o comportamento dos
homens mais velhos com os seus netos, são amáveis e tolerantes por causa de sua
maturidade e sua maior capacidade de compreensão. Por isso, na luta, devemos
alcançar o mesmo estado de espírito, fixo e imutável, tanto quando doer como
quando não doer. Não existem ofensas, mas sim uma grande compreensão. É
primordial as boas relações, a amizade, se relacionar bem e de progredir.
Conforme se progride tecnicamente o pensamento também muda!"
...."Todos nós temos manias e apegos e quanto mais se pratica e progride em "Kata", mais se perdem essas manias e os maus hábitos!"
...."Todos nós temos manias e apegos e quanto mais se pratica e progride em "Kata", mais se perdem essas manias e os maus hábitos!"
A direita de O'Sensei Funakoshi esta Hironishi'Sensei e Egami'Sensei
( Universidade Chuo 1954)