terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Sete Princípios

Por Taisen Deshimaru, do livro "O Caminho Zen para as Artes Marciais"

Bushido, o “Caminho” do samurai, teve sua origem a partir da fusão do Budismo e do Xintoísmo. Este “Caminho” pode ser resumido em sete princípios essenciais:

Gi: a decisão correta, a que se toma com serenidade, a atitude correta, a verdade. Quando devemos morrer, devemos morrer. Retidão, Justiça.
Yu: bravura tingida com heroísmo.
Jin: o amor universal, a benevolência para com a humanidade; compaixão.
Rei: a ação correta - uma característica essencial, cortesia.
Makoto: sinceridade completa e absoluta; apego a verdade.
Melyo: honra e glória.
Chugo: devoção e lealdade.

Estes são os sete princípios subjacentes do espírito Bushido, “Bu” - Artes Marciais; “shi” - guerreiro; ”Dô” - o “Caminho”, a “Via”.
O “Caminho” do samurai é imperativo e absoluto. Fundamental para este "Caminho" é a prática corporal através do subconsciente, assim, a enorme importância que é dada à ação correta ou ao comportamento correto.

O Bushido influenciou o Budismo e vice-versa; os elementos do Budismo que encontramos no Bushido são cinco:

Pacificação das emoções;
Aceitação tranquila do inevitável;
Autocontrole diante dos acontecimentos;
Uma exploração mais íntima da morte do que da vida;
Pobreza pura.

Antes da Segunda Guerra Mundial, o mestre Zen, Kodo Sawaki habitualmente instruía aos grandes mestres nas Artes Marciais, as mais altas autoridades do Budô. Nos idiomas ocidentais as "Artes Marciais" são confundidas com "artes de guerra", mas no Japão há apenas: o "Caminho". No Ocidente as "Artes Marciais" são uma moda, se tem transformado em um esporte urbano, uma técnica, e não têm nada de espiritualidade ou "Caminho" espirituoso.
Em suas palestras Kodo Sawaki falava que o Zen e as Artes Marciais tem o mesmo sabor e são a mesma coisa. E em ambos, a formação tem um valor muito elevado.

Quanto tempo você precisa para treinar? Muitas pessoas têm me perguntou: "Quantos anos devo praticar zazen?" e eu lhes respondo: "Até você morrer!". Não ficam muito felizes com essa resposta. No Ocidente, as pessoas querem aprender rápido; algumas pessoas pensam que uma vez é suficiente, “eu fui uma vez e já aprendi", dizem eles.

Mas o Dōjō não é como uma universidade.

Também no Budô você deve praticar até que você morra!

Taisen Deshimaru