Budô é a “via”, o “Caminho” do
guerreiro; envolve todas as Artes Marciais Japonesas. Realiza a busca através
da experiência direta e profunda, a relação entre a ética, religião e
filosofia. As escrituras antigas se referem essencialmente com uma forma particular
de cultivo da mente e uma reflexão sobre a natureza de si mesmo: Quem sou eu? O
que eu sou?
Em Japonês, “DÔ” significa “Via”,
“Caminho”. Como se pode seguir esta “Via”? Como encontra-la? Não é só aprender
uma técnica, menos ainda em uma competição esportiva. No Budô o ideograma “Bu”
significa parar a confrontação (luta, conflito). No Budô a ideia não é
competir, mas é encontrar a paz e o domínio sobre si mesmo.
“Dô”, a “Via”, é um método, um
ensinamento que te permite compreender perfeitamente a natureza da tua própria
mente e de ti mesmo. É a “Via”,”Caminho” de Buda (batsudo) que te leva a descobrir
tua própria natureza, despertar do entorpecimento do ego ( o pequeno ”eu”, o
“eu” limitado) e desta maneira conectar para uma personalidade superior e mais
completa. Na Ásia esta “Via” se tem transformado na moralidade suprema e na
essência de todas as religiões e filosofias. O “Ying” e o “Yang” do “I Ching”,
a “existência é nada” de “Lao Tsu” estão enraizados nela.
O que significa isto? Você pode
esquecer o corpo e a mente e obter um espirito absoluto sem o ego? Harmonizar,
unir o céu e a terra? A “mente interior” permite que pensamentos e emoções
passem; é completamente livre do ambiente, o egoísmo desaparece. Esta é a fonte
das filosofias e religiões da Ásia. O corpo e a mente, o interno e o externo,
fenômeno e substancia: estes pares não são nem dualistas nem opostos, sendo que
formam um todo inseparável.
A mudança, qualquer mudança, influencia todas as ações, todos os relacionamentos entre todas as existências; a satisfação ou insatisfação de uma pessoa influencia sobre a outra pessoa; nossos movimentos e os dos outros são interdependentes. "A sua felicidade deve ser a minha felicidade e se você chorar eu choro com você. Quando você está triste eu devo entristecer-me e quando você está feliz eu devo estar também." Tudo no universo está conectado, tudo é osmose. Não se pode separar uma parte do todo: a interdependência governa a ordem cósmica.
A mudança, qualquer mudança, influencia todas as ações, todos os relacionamentos entre todas as existências; a satisfação ou insatisfação de uma pessoa influencia sobre a outra pessoa; nossos movimentos e os dos outros são interdependentes. "A sua felicidade deve ser a minha felicidade e se você chorar eu choro com você. Quando você está triste eu devo entristecer-me e quando você está feliz eu devo estar também." Tudo no universo está conectado, tudo é osmose. Não se pode separar uma parte do todo: a interdependência governa a ordem cósmica.
Através de cinco mil anos de
história do Oriente, os sábios e filósofos tem fixado sua atenção sobre este
estado de espírito, sobre esta "Via", "Caminho", e assim a
tem transmitido adiante.
O "Shin Jin Mei" é um
livro muito antigo, originalmente em chinês, em uma parte esta escrito,
"shi dobu nan"—“a grande "Via", "Caminho", não é
difícil, mas você não deve tomar decisões.”
Não deves ter nem afeição nem desgosto. O “San Do Kai” (A interpretação
da essência e dos fenômenos.) diz da mesma forma, "Se você valoriza uma
única ilusão, a separação aparece, como entre a montanha e o rio."
Uma das coisas que significam
“Zen” é o esforço de praticar a meditação, “zazen”. É um esforço para alcançar
o nível de pensamento sem discriminação, uma consciência muito além de todas as
categorias, abrangendo e transcendendo todas as expressões possíveis da
linguagem. Esta dimensão pode ser alcançado através da prática do "zazen" e do "Bushido".
Taisen Deshimaru 弟子丸 泰仙 (Foi o primeiro
mestre autorizado da Escola Soto japonesa para implantar na Europa as sementes
do Verdadeiro Zen.)