sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Karatê-Dō Shotokan Ortodoxo: (publicado neste blog em 2015)

Seguimos os preceitos tradicionais do legado através da prática séria no estudo vivencial da Honorável Arte do Karatê-Dō original criado pelo fundador Gichin Funakoshi’O-Sensei!


O Karatê-Dō “Shotokan Ortodoxo” não é esporte, visa o auto aperfeiçoamento construtivo através do Budō (conter o conflito) e segue seus princípios considerando a essência, a estrutura e o alicerce da sua Arte original.

Gichin Funakoshi’O-Sensei jamais criou sua Honorável Arte com intuito de formar atletas, competidores, esportistas ou qualquer relação com tal gênero. Muito menos idealizou isto para o futuro das novas gerações!
 
Seu objetivo é mostrar o “Caminho” e tornar-se um modo de vida para cada um e consequentemente um ideal a ser atingido. O próprio “Caminho” colocar-lhes-á suas próprias dificuldades; estas darão a compreensão; a compreensão dará o conhecimento das leis da natureza e finalmente, com o conhecimento das leis da natureza, o conhecimento de si mesmo.

Atualmente existem no mundo diversas organizações relacionadas ao “Shotokan” porem já com varias ramificações e de múltiplas entidades regendo sobre o mesmo nome, infelizmente gerando distorções e interpretações variadas com relação a sua arte marcial original, principalmente enfatizando a competição desportiva como meta.

O sentido filosófico ideológico do Karatê-Dō de O-Sensei Funakoshi refere-se aos aspectos da sabedoria de vida ou modo de viver, de sua conduta para consigo e assim para com os outros e neste sentido conduzir-nos a uma vida com sabedoria, segurança, equilíbrio e Paz, buscando e priorizando unicamente o desenvolvimento no domínio sobre nós mesmos.

Como o próprio nome já diz, no Karatê-Dō “Shotokan Ortodoxo” não existe competição desportiva de nenhum tipo, em vez disso, mantém-se fiel aos ensinamentos originais do Karatê-Dō como O-Sensei desejava!

Provavelmente aquilo que o leitor conhece ou ouviu sobre " Karatê-Dō" se refere a esporte de competição, uma definição infelizmente contraria ao seu real conceito e finalidade. Lamentavelmente o nome " Karate " não constitui hoje um símbolo de qualidade.

Muita coisa aconteceu desde que, em Abril de 1922, Gichin Funakoshi’O-Sensei foi incumbido pelos seus mestres em Okinawa de apresentá-lo publicamente no Japão.

Infelizmente como o próprio Fundador escreveu em 1956, nem todos os caminhos desde então abertos, foram para si motivo de orgulho. Particularmente, o caminho da competição desportiva no "Karate", foi claramente recusado pelo mestre!

Hoje só no Brasil mais de 90% das associações de "Karate" se dedicam à competição desportiva.

Certamente o “Caminho” do Karatê-Dō de O-Sensei é o oposto!

Prof. Sylvio Rechenberg


terça-feira, 18 de novembro de 2025

Ser ou não ser, eis a razão!

Todos,  somos fracos ou fortes com relação a um número inimaginável de "coisas" que vivenciamos ao longo do tempo. Enquanto alguns são "fortes", outros já são "fracos" nas incontáveis situações. Alguns têm a capacidade de "construir", sendo "fortes", enquanto outros têm a capacidade de "destruir", sendo "fracos", às  vezes a si próprios. A questão é com o "ego e os outros". Contudo, tais particularidades podem mudar com o tempo e com as circunstâncias encontradas no “caminho”. Por vezes, nós mesmos as causamos, outras vezes, as tais circunstâncias, aparecem de uma hora para outra e quando menos esperamos, estamos diante delas, que até então eram desconhecidas, ou mesmo ignoradas e até desprezadas por serem desafiadoras. E assim, na estrada da vida amadurecemos, para então aprendermos a conhecer um pouco mais sobre nós mesmos e assim  sobre os outros. Esse é o "caminho" do Karatê-Dō  de O-Sensei’Funakoshi, onde ser "forte" ou "fraco" a vida manifestará!

Prof.Sylvio Rechenberg

sábado, 8 de novembro de 2025

Cultivar é preciso, precioso é o cultivo!

YUCHOKU HIGA'Sensei (1910-1994) (Shorin-ryu Kyudokan de Okinawa), costumava dizer: – “ Kata ya Kasadame, waza ya waza sadameta " (Kata deve ser feito com as técnicas estabelecidas e as técnicas devem ser aplicadas de acordo com seus princípios). Nada deve ser mudado!


Um Kata nunca muda, quem deve mudar é quem o pratica! 

Prof.Sylvio Rechenberg