sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

O ver e o enxergar!

Muitas vezes olhamos para o céu e vemos as nuvens pairando ao redor e por cima de nós, algumas densas outras nem tanto, mas que de dia escondem o sol e de noite a lua e a vastidão de estrelas definindo a formosura da criação!

Assim é o mundo interior que carregamos dentro de nós, muitas vezes olhamos para o “nosso” mundo e o vemos assim, as vezes denso e outras vezes nem tanto, mas que não nos permite enxergar o que nos faz brilhar, que nos faz “respirar” e que nos permite superar problemas que nem sonhamos suportar,  mas que podemos  enfrentar.

O-Sensei’Funakoshi através de um Kata, que resume todos os outros, o qual denominou “a criação” (Taikyoku), já nos mostrava que as mais variadas formas, (Kata), que existem para aprender e praticar, se traduzem em um simples, mas poderoso Kata, é onde tudo está, não pela aparência, mas pela consciência de a partir de lá manifestar todos os demais.

Então, quando o “mundo” parecer triste e sem cor, saiba que ali também existe, muito além do que se vê, uma infinidade de formas, de oportunidades e de capacidades de se fazer acontecer!

Prof.Sylvio Rechenberg 

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

O que é Budō?

 *O texto a seguir está publicado em nosso blog. (em 2009 / 2016 / 2019).

(Comentado pelo amigo pessoal de O-Sensei’Gichin Funakoshi, O-Sensei'Morihei Ueshiba fundador do Aikido).

ATENÇÃO: Leia e releia até compreender!

Este é o real significado do "Caminho = Dō" que O'Sensei Funakoshi tanto insistiu para que fosse compreendido e incorporado em seu amado Karatê-Dō a partir de meados de 1929!

( resumo do texto original )

“...Aqueles que possuem uma mente perversa, uma mente em discórdia, já foram derrotados desde o começo (da luta)! Então, como se pode endireitar uma mente pervertida, purificar seu coração e harmonizar-se com as ações de todas as coisas da Natureza? Primeiro você deveria fazer do coração de Deus, seu próprio! É o Grande Amor, onipresente em todos os lugares e épocas do universo! "Não há discórdia no amor! Não há inimigos no amor"! 

Uma mente em discórdia, pensando somente na existência de inimigos, não está de acordo com o desejo de Deus! Aqueles que não concordam com isso, não podem estar em harmonia com o universo! Seu Budō é o da destruição e não um Budō construtivo!

Por isso, para competir nas técnicas, perdendo e ganhando, não é o Budō verdadeiro! 

O Budō verdadeiro não conhece derrotas! "Nunca ser derrotado", significa "nunca lutar"! Ganhar, significa vencer sobre a mente em discórdia em você mesmo! Isso é para alcançar o fim de sua missão! Isso não é mera teoria! Pratique isso! Só então você irá aceitar o grande poder da união com a natureza!

Você estará se equivocando se pensa que Budō significa ter oponentes e inimigos e ser forte e derrotá-los. Não existem nem oponentes nem inimigos para o verdadeiro Budō!

O verdadeiro Budō é ser unido com o universo, isto é, estar em união com o “Centro” do universo! Uma mente para servir para a paz de todos os seres humanos no mundo é necessária, e não a mente de quem deseja ser forte ou que pratica somente para derrubar seu oponente!

O verdadeiro Budō é um trabalho de amor! É um trabalho onde se dá vida a todos os seres, e não matar ou brigar entre si! O amor é o deus guardião de tudo! Nada pode existir sem ele......
Eu não faço do homem meu companheiro, então a quem eu faço de companheiro? "Deus"! Esse mundo não está indo bem porque cada indivíduo faz de companheiro outro indivíduo, dizendo e fazendo tolices! Seres bons e maus são uma única família unida neste mundo....Com essa atração de nosso espírito, nós avançamos à frente em nossa vida, tentando comandar uma visão mais ampla do mundo!

Rezamos incessantemente para que os combates não ocorram!

O verdadeiro Budō é a proteção amorosa de todos os seres, com um espírito de reconciliação! Reconciliação significa permitir o cumprimento da missão de cada um. O "Caminho" quer dizer ser um só com o Desejo Divino e praticá-lo!

Se estamos um pouco fora disso, não será mais o “Caminho”!

Sem o Budō, uma nação cairá em ruínas, porque Budō é a vida protegida pelo amor e a fonte das atividades científicas! Inicie o cultivo de seu espírito voluntariamente!
Não é para corrigir a outras pessoas; é para corrigir sua própria mente!”...

Morihei Ueshiba’O-Sensei (fundador do Aikido)

sábado, 8 de fevereiro de 2025

O teu Kata ainda é o mesmo de algum tempo atrás?

Deveria estar melhor...

Se parar para pensar, um segundo já se foi, pois antes mesmo de saber do presente, o segundo já é ausente e impossível de recuperar...

Assim é o teu Kata, se não o praticas todos os dias e aproveitas a oportunidade que se manifesta a você de dar vida ao movimento, esse tempo escapará e se perderá para sempre.

E se no momento seguinte você também não permitir se expressar, talvez por preguiça, desanimo, uma indisposição qualquer, ou até esquecimento ou falta de tempo,  então meu amigo é porque realmente você ainda não está preparado para dele merecer o que ele tem para oferecer ao teu mundo real.

É mais uma chance perdida na tua história e menos outra chance de construir a tua memória.

Um “karateka” só merece tal denominação se o fato de fazer um Kata já se tornou parte da sua natureza, do seu comportamento, do seu modo de pensar e agir em conformidade e harmonia com a Honorável Arte que um dia escolheu praticar!

O teu Kata ainda é o mesmo de algum tempo atrás?

Deveria estar melhor...

Prof.Sylvio Rechenberg