quinta-feira, 28 de outubro de 2021

“Desrespeitando Normas”.

Muitos julgam-se livres para agirem como lhes é favorável aos olhos das suas próprias convicções, mas, contudo, como "karatekas", considerando as determinações e orientações de O-Sensei’Funakoshi para com a sua Honorável Arte, não podemos em hipótese alguma transgredir, desvirtuar, ou corromper a sua real finalidade, mesmo que com a melhor das intenções.

Logo, tolerar alguma coisa que foi terminantemente proibida pelo próprio fundador já em 1940 é absolutamente contrário ao Dojokun e ao Nijukun, portanto ante ético e completamente inaceitável para com o legado que ele nos confiou.

Tal manifestação levaria a expulsão, se O-Sensei ainda estivesse entre nós, conforme a sua determinação no ano seguinte, em 1941 aos seus alunos.

O-Sensei era um visionário, ele já sabia muito bem o que iria acontecer caso permitisse certas coisas próprias da fraqueza humana, e por isso mesmo proibiu terminantemente qualquer tipo de disputa dentro ou fora do Dojo.

Portanto não podemos abrir as comportas do ego mundano e da expectativa alheia que é contrária ao pensamento de O-Sensei’Funakoshi com o seu amado Karatê-Dō, precisamos sim mantê-lo e cultivá-lo rigorosamente intacto e de acordo com o que O-Sensei quisera que fosse!

Prof.Sylvio Rechenberg

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

道場訓, Dōjō kun (Reflita)

No "Caminho" existem pessoas que fazem de tudo para se manterem em cima do muro e, portanto, não demonstram de que lado estão! Não assumem nenhuma posição para não se comprometerem e para não se exporem!

Então no que tange a questão eu pergunto:

Se esforçam para a formação do caráter?

Se esforçam para se manterem no verdadeiro caminho da razão?

Se esforçam para acima de tudo respeitar com genuína sinceridade?

Se esforçam para obterem vantagem sobre os demais?

Prof.Sylvio Rechenberg

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

"Valores"!

Quantos "valores" já não se perderam por pura exclusão, pela falta de informação, pela equivocada compreensão, pelos desvios da razão, pela ingenuidade da emoção, e pelos interesses obscuros que se multiplicam com o ego. Quantos "valores" já foram eliminados e destruídos muito antes mesmo de terem consciência do que verdadeiramente trata o Karatê-Dō de O-Sensei’Funakoshi. Mas os que buscam a satisfação e a glória no conflito, por fim se dão conta de que o que conta não é a vitória sobre o outro, mas sobre a vida que carregam consigo, então desvendam ali o segredo e se dão por vencidos, e lamentam assim por todo seu tempo perdido!

Prof.Sylvio Rechenberg