domingo, 28 de maio de 2017

Os alunos de O-Sensei!

Genshin ‘Motonobu’ Hironishi’Sensei, Isao Obata’Sensei, Shigeru Egami’Sensei, Tsutomu Ohshima’Sensei e Mitsusuke Harada’Sensei, foram alunos diretos de O-Sensei'Funakoshi. Masatoshi Nakayama’Sensei, Hidetaka Nishiyama’Sensei e Hirokazu Kanazawa’Sensei, também foram alunos de O-Sensei durante algum tempo em suas vidas. Portanto todos conheceram muito bem como era e como deveria ser ensinado e praticado o Karatê-Dô de O’Sensei de acordo e conforme a sua doutrina. Do mesmo modo que todos também estavam a par dos problemas que O’Sensei enfrentara para a sua correta transmissão e a devida compreensão do seu verdadeiro legado principalmente nos anos 40 em diante. Todos admitem a dificuldade política e a complexidade de aceitação de sua ideologia e do seu sistema doutrinário para a devida formação de seus alunos, em especial aos mais jovens, já naquele tempo, imaginem hoje em dia. Bem como do movimento paralelo, mesmo que a contragosto e sem autorização de O-Sensei, para os tais confrontos competitivos.

Para compreender isso melhor, dois períodos devem ser assim considerados, um antes e o outro após a segunda grande guerra mundial, juntamente com o pensamento de um homem entusiasta,  idealizador, formador e educador de pessoas, bem como do estado de espírito que se encontrava o Japão antes e depois da guerra. Tudo isso influenciou profundamente alguns acontecimentos que sucederam na história da Honorável Arte de O-Sensei’Funakoshi. Contudo, mesmo diante das grandes tribulações que aquele povo vivenciara tão intensamente, seu caráter, sua ética, seus princípios, sua dignidade e o amor incondicional pelo ser humano sempre será o mesmo, não importa a época e nem os fatos da história, pois suas virtudes são eternas! É a raiz da sua cultura, fundamentada na espiritualidade, na dignidade e na benevolência universal, tão importante e tão sagrada como a própria vida!

O que destaco aqui em alguns textos escolhidos a dedo por mim, não são as conquistas, nem os méritos de alguns dos Sensei’s de renome mundial, pois isso grande parte das pessoas já tem conhecimento, contudo, o que poucos sabem, ou talvez deixassem de atentar, é que todos que conviveram com O-Sensei’Funakoshi reconhecem unanimes que o desejo de O-Sensei, nunca, jamais foi torná-lo competitivo em qualquer aspecto ou condição! E que a ideia de expô-lo ao mundo como atualmente se observa e se propaga pela mídia sensacionalista e pelos aproveitadores inescrupulosos, pelos pseudo-professores e hipócritas de “campanha”, é totalmente diferente dos desígnios que a Honorável Arte sustenta e mantém intocável até hoje, para as futuras gerações de karatekas, mas que por ventura e se com muita "sorte" buscarem e compreenderem devidamente a “lição”!

Prof. Sylvio Rechenberg

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Shigeru Egami'Sensei

Resumos e compilação:

“...Em 1935 os alunos de O-Sensei’Funakoshi estabeleceram uma associação com a missão de ajudar seu professor, nomeada de Shotokai (Shoto = pseudônimo de Gichin Funakoshi’O-Sensei, Kai = associação). Depois da morte de O-Sensei, a presidência da Shotokai é assumida por Genshin Hironishi’Sensei, e Shigeru Egami’Sensei se torna o Instrutor Chefe, tudo isto é feito com a plena autorização da família Funakoshi.”

Texto acima na integra:

“...A prática, eu digo sempre, é pensar, imaginar e expressar os ensinamentos de nossos anciãos.
“...A verdadeira prática não está em fazer exercícios no Dojo. No Extremo Oriente (incluindo o Japão), há um ditado: "Soku Ze-Dojo", que significa "onde quer que se esteja e em qualquer momento, cada momento é de um ano e cada lugar é um Dojo".”
“...Quanto aos detalhes da técnica, é completamente normal que não seja perfeita ainda, mas a técnica pode melhorar com o tempo e bons conselhos; este não é um problema fundamental. A chave é o espírito, a atitude!”
“...A mais de meio século atrás, o "Karatê" de O-Sensei’Funakoshi passou de "Karatê-Jutsu", para o "Karatê-Dô", “...Pense e volte naquele tempo novamente e reflita sobre as palavras do nosso mestre: ”Não existe competição no Karatê-Dô!.”
“...Para alcançar a verdade absoluta, precisamos caminhar juntos para formar um mundo acima da “luta”(conflito), com uma prática sincera e ardente que irá abrir o “Caminho” do Karatê-Dô não como uma arma de morte, mas como uma arma de vida.”

Shigeru Egami’Sensei

Texto acima na integra:

“A situação é tal agora, que a maioria daqueles que praticam Karatê em diferentes países treinam  Karatê por causa das suas técnicas de combate, e temos de admitir que a propensão a se envolver em uma briga não é menos comum em humanos do que em animais. É extremamente duvidoso que os “entusiastas” tenham descoberto a real compreensão do que consiste o Karatê-Dô.
Devemos também destacar a influência negativa do cinema e da televisão sobre a imagem pública do Karatê...
“Ao descrever o misterioso Karatê como uma forma de combate que pode matar ou ferir com um golpe ou chute e assim instigando ao instinto de luta do homem, os meios de comunicação têm o Karatê como uma “pseudo arte” ignorando o que ela realmente é.”.
Gichin Funakoshi’O-Sensei era um defensor dos aspectos espirituais do Karatê-Dô e insistiu muito mais sobre eles do que sobre técnicas de luta. Além disso, ele sempre praticava o que ensinava. Se ele estivesse vivo hoje e visse o que aconteceu com o Karatê-Dô, o que ele pensaria?
“Aqueles que são seguidores rigorosos do Karatê ortodoxo como uma arte de defesa, devem fazer de tudo ao seu alcance para garantir que o Karatê possa ser praticado na direção certa e que o seu lado espiritual seja compreendido em toda a sua dimensão.”
“...No Karatê-Dô, não existem homens fortes ou fracos. A essência desta arte é uma cooperação mútua. Este é o propósito do Karatê-Dô!

Shigeru Egami'Sensei

Texto acima na integra:
http://www.mushinkai.net/pages/french/HistoireDuKarateFrenchSite/ShigeruEgami03French.htm

Dois antigos textos chineses foram descritos com a ideia de que a mente pode ser purificada pela disciplina física. Estes dois textos, segundo a tradição, eram parte do ensino de Bodhidharma no Templo Shaolin...”
“Nós proporcionamos através da prática, as soluções para estas preocupações: a energia vital desta geração está se deteriorando, relações endurecendo e se tornando difíceis. Em nossos pensamentos, em nossas conversas abordamos as mesmas perguntas: "o que é a vida..etc.?". Olhando através de todo o meu “Ser” (corpo e mente), para entender a relação entre um ser humano e outro ser humano, entre um ser humano e a natureza; concentro a minha prática nesta direção, neste sentido, esse é o meu desejo!”
“É natural que o homem busque se tornar forte fisicamente e espiritualmente, é também natural que o homem pode tornar-se forte treinando sozinho, mas, na nossa prática não devemos ser obstinados somente nesse objetivo. Por sua natureza, o homem não pode viver sozinho, assim, ele deve desejar a paz para si e para os outros. Ser capaz de cuidar dos outros, pensar e agir com os outros como se fosse para si próprio, formar um ser humano neste sentido: esta é a prática!
Mantendo os olhos sobre o elemento fundamental da existência, forja-se uma visão da vida e do homem compreendendo a sua origem. Desejo que a nossa maneira de praticar nos leve nessa direção.
“Os dias que nós vivenciamos, e aqueles que vamos vivenciar se fundem no momento presente. Em cada momento somos a centelha de nossas vidas!”
“Que este seja o nosso “Caminho!”.”

Shigeru Egami'Sensei

Texto acima na integra:

A prática é o conhecimento de si mesmo através de um relacionamento com o outro, é um autoconhecimento real, mas também um instrumento de desenvolvimento do conhecimento do seu potencial, uma maneira de enriquecer a sua existência. Eu acredito que a vida no Karatê é verdadeiramente excepcional.
Seu conteúdo inesgotável é profundo e misterioso e cada um de nós tem a tarefa de desvendá-lo e agarrá-lo. Nunca parar, excluir o desleixo. Como se costuma dizer:  "Você nunca deve perder a mente de principiante". Eu gostaria que você encontra-se na prática o comprometimento de uma vida em sempre confrontar-se com seriedade, paixão, humildade, honestidade e paciência.”

Shigeru Egami'Sensei

Texto acima na integra:
http://www.mushinkai.net/pages/french/HistoireDuKarateFrenchSite/ShigeruEgami05French.htm

A “prática”, em outras palavras, é a vida. A vida, em outras palavras, é a “prática”.”
A prática consiste em conhecer realmente as dificuldades inerentes na experiência da vida como ela é vivida por cada um de nós.
A prática é a oposição mais extrema entre nós e os outros, é dependente de um soco ou chute como ponto de partida de uma luta arriscada, a concentração de todas as energias para o limite da resistência física. E em testar os limites da capacidade do nosso oponente,  é o desenvolvimento de um grau quase incalculável de habilidades e em aprender ao mesmo tempo que existem limites!
“O que devemos fazer para superar essas limitações”?
Precisamos limpar o nosso ego, ter um profundo conhecimento da existência do nosso verdadeiro “Eu”!
Devemos tornar-nos um com o universo, um com as outras entidades independentes.
Devemos saber que não devemos olhar para justificativas e argumentos, mas agir completamente com o corpo e a mente.
Devemos sacrificar nosso ego!
Temos de perceber que a vida é eterna (inextinguível!
Devemos amar os outros!
Temos de aprender todas essas coisas através do corpo e da mente. Essa é a prática!

Shigeru Egami'Sensei

Texto acima na integra:

Shigeru Egami'Sensei e Genshin Hironishi'Sensei

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Hidetaka Nishiyama’Sensei

Resumo e compilação:

“... Eu comecei a treinar no Dojo de O-Sensei’Funakoshi  e a formação era na maior parte Kata, eu diria aproximadamente 80% Kata e 20% Kihon, ...Na verdade, passamos o primeiro ano e meio apenas no Heian Shodan.

“... eu me lembro que ele(O’Sensei) era uma pessoa muito séria e qualquer erro no Kata tínhamos que repetir e faze-lo novamente até que não houvesse mais erros.”

“... ele(O’Sensei) simplesmente não acreditava em chamar Karatê por um estilo. Era apenas Karatê para ele.”

“...quando o Dojo de O-Sensei’Funakoshi foi destruído durante a guerra, todos os estudantes se mudaram para a faculdade para treinar.”

“...Dois grupos começaram a funcionar; o grupo dos alunos mais velhos e o grupo dos mais jovens. O grupo dos mais jovens queriam Nakayama’Sensei para estar no comando e o grupo dos mais velhos queriam Obata’Sensei para estar no comando, porque ele era o mais antigo.”

“...acho que é muito difícil para os americanos ou não-japoneses compreender a ideia da cultura japonesa. A ideia de “Mukso” ou respeito, etc, não fazem parte da cultura americana desde o nascimento como é no Japão. Então eu acho que os americanos nunca podem entender totalmente esta parte do Karatê.”

“...Este é o meu desafio ou objetivo: ensinar os não-japoneses a entender a cultura japonesa.”

“...A finalidade da ITKF é preservar o Karatê tradicional na maneira correta. Um dos perigos é o Karatê torna-se apenas um esporte! Se a definição de Karatê se tornar um Karatê de competição, isso não é o que estamos tentando fazer. Karatê é primeiramente uma arte marcial. A competição é apenas uma das formas de treinar o nosso Karatê tradicional.

“.... Se a competição se tornar a definição para o Karatê, então iremos transforma-lo num Karatê de má qualidade e as técnicas se tornarão ineficazes. Não é assim que preservaremos o Karatê como uma arte marcial.

“... tenho como missão preservar o Karatê tradicional e tudo o que ele representa e quando algumas pessoas querem me fazer ceder, eu não cederei. Eu devo ser muito forte e me manter firme contra essas mudanças que eles querem. Preciso preservar o Karatê como uma “arte” para a próxima geração.

“...Eu digo a estas pessoas, "você faz o que quer, e eu vou continuar ensinando o Karatê como uma arte tradicional".

“...Se o Karatê é para durar, deve ter uma base forte ou se tornará um esporte morto como o judô se tornou.

“... muitas pessoas podem tocar instrumentos musicais, mas poucos podem tocar a música de "Beethoven". É muito difícil.”

“...No Karatê o objetivo(da técnica) é eliminar o inimigo com um único golpe como com o corte de uma espada, um corte, uma vida.”

“...Os samurais eram soldados profissionais. Trabalhavam para seu chefe. As artes marciais são diferentes, porque são sobre o desenvolvimento pessoal para se tornar uma pessoa melhor.

“...(no futuro)Gostaria que o Karatê tradicional fosse exatamente a mesma coisa, ensinado como é hoje. Devemos lembrar que o karatê não é uma ciência. É uma “arte”. Usamos a ciência para melhorar a forma de arte.

“...Acho que isso pode ser melhor explicado se pensarmos em um pintor ou artista. Ele deve usar os pinceis, a tela e as tintas para criar uma bela pintura, mas ainda é o homem que deve fazer a pintura. É por isso que o Karatê também é uma forma de Arte.”

Hidetaka Nishiyama’Sensei

Texto acima na íntegra:

esquerda Masatoshi Nakayama'Sensei, centro Isao Obata'Sensei e direita 
Hidetaka Nishiyama'Sensei.

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Lapidar o espírito!

Escute "Tudo" com atenção até o final e compreenda!

 Hélio Arakaki’Sensei


O Karatê-Dô de O-Sensei’Funakoshi não tem competição! Ou se serve ao conflito(ego) ou se busca a imparcialidade real do “Ser”, o “Dô” verdadeiro, o derradeiro (Caminho) do Karatê de O-Sensei! Esforçar-se incondicionalmente na formação do caráter traz a luz o conceito desta busca, pois um caráter ilibado não permite desvios! É o espírito lapidado, em constante harmonia!

Prof. Sylvio Rechenberg

domingo, 7 de maio de 2017

Hirokazu Kanazawa’Sensei

Resumo e compilação:

“...O-Sensei’Funakoshi  não queria perguntas, ele considerava o Karatê-Dô uma educação espiritual.”

“...Budo é sobre ajudar todas as pessoas a se tornarem *fortes, um corpo e mente *forte. O esporte é sobre o prazer e a amizade. Budo é mais sobre fazer você *forte, com infinitas possibilidades, e fazer você respeitar outras pessoas.” *Nota:  (A expressão “tornar-se forte” não é sobre força física, diz respeito a se tornar mais rigoroso consigo mesmo, transformar-se num ser humano melhor!)

“... “Ki”(energia Chi/Prana) concentra-se no centro do corpo, no “Tanden”(Hara). Temos energia quando nascemos, e obtemos energia do céu.... Recebemos energia da respiração, da meditação e do exercício.”

“...No futuro, eu quero descobrir ainda mais - o que você não é capaz de ver ou ouvir - eu quero olhar com mais profundidade, mais longe. Isso é o que me mantém treinando continuamente.”

“...Karatê, ou qualquer arte marcial não é apenas sobre a técnica. A técnica é apenas física. Mas há poder interno, poder espiritual, poder mental, isso sempre deve estar em harmonia, esta é a parte importante das Artes Marciais.”

“...Muito importante nas artes marciais é o desenvolvimento do caráter. Se as pessoas estão sempre zangadas, zangadas ; a boa sorte escapa a estas pessoas. Mas se você é " agradecido", e honesto, então todas as coisas boas vão acontecer com você. Então eu sempre sou (grato)“Obrigado, obrigado, obrigado”.”

“...o esporte e o Budo são muito diferentes... assim como masculino e feminino são opostos, o mesmo acontece com esporte e Budo. Pensamentos opostos.”

Hirokazu Kanazawa’Sensei

Texto acima na integra:

quinta-feira, 4 de maio de 2017

O "espírito" do Karatê Budô!

Taketo Okuda'Sensei e Tetsuo Okuda' (resumido)