domingo, 19 de agosto de 2012

O “karatê” da imaturidade!


O Karatê-Dô é vitalício, logo o estudo da pratica visa a manutenção do aprendizado para a vida toda e para todos os dias da nossa vida!

Isto significa que não procuramos a academia para nos preparar para uma estúpida competição ou por simples hobby, ou para entrarmos em forma almejando um corpo enxuto, esbelto ou do tipo “atleta”. Mas, freqüentamos a academia para aperfeiçoarmos as nossas qualidades construtivas, nossas virtudes, nosso caráter, nossas habilidades motoras, mentais e sensoriais, aprimorando assim a capacidade instintiva da legitima auto defesa em amplo sentido, ( físico, mental e espiritual ), tão necessária nos dias atuais,  conscientizando sobretudo da insignificância do ego e da  ilimitada valorização da vida, e assim, seguir os princípios filosóficos e ideológicos desta Arte Marcial criada para este nobre fim!

Aquele que não compreende estes aspectos, se esforça desfocadamente, perde tempo e sacrifício, sem jamais obter o resultado pretendido com a pratica correta durante sua vida. Muito menos assimila ou absorve os conceitos e os princípios fundamentais do Karatê-Dô, podendo praticar qualquer outra coisa e obter os mesmos resultados dos que esta erroneamente, equivocadamente sonhando alcançar aqui, sem no entanto, vivenciar o real significado do Caminho das Mãos Vazias, “ O Karatê-Dô “! 

Estes aloprados, infelizes sonhadores, logo sucumbem diante das circunstancias da vida real, desistem do Caminho e abandonam a prática, com a desculpa da idade, dos compromissos, da limitação de confrontar contra os outros por conta da falsa ilusão da pretensão competitiva, e por fim, por não acreditarem mais em si mesmos!

Enquanto que o verdadeiro desafio esta dentro de cada um de nós, ilimitadamente superior às conquistas de brinquedo!


Prof. Sylvio Rechenberg